O ecrã de lançamentos está disponível por acesso à opção do menu Contabilidade > Contabilização, representando a página de trabalho principal do módulo.



De forma a agilizar a seleção dos filtros durante a contabilização, no submenu Contabilização são evidenciados os principais Estados dos lançamentos: em preparação e finalizados, finalizados, em preparação, anulados, sugestões de vendas, sugestões de compras, sugestões de salários, sugestões de ativos, lançamentos de abertura e lançamentos de apuramento e fecho.


A área de trabalho de introdução de lançamentos / registos contabilísticos apresenta sempre o aspeto visual e gráfico abaixo, permitindo a interação do utilizador de forma normalizada e estruturada.



1. Pesquisa e Filtros

A área dos Filtros, no canto superior esquerdo, permite a pesquisa e filtro dos lançamentos contabilísticos, utilizando os critérios e formas de pesquisa abaixo descritas. 

  • O campo de Pesquisa permite a introdução de texto livre a pesquisar, como seja o valor total do lançamento, valor de linha, o número de diário, o número do documento na contabilidade, a descrição do lançamento contabilístico ou mesmo o número do documento comercial; 
  • O campo Tipo de Lançamento permite selecionar e filtrar os movimentos pelo tipo: Lançamentos Finalizados, Lançamentos em Preparação, Lançamentos Anulados, Estornos, Sugestões de Vendas, Sugestões de Compras, Sugestões de Salários, Lançamentos de Abertura ou Lançamentos de Apuramento e Fecho; 
  • O campo Dia permite a pesquisa e filtro pelo dia do lançamento contabilístico; 
  • O campo Mês permite a pesquisa e filtro pelo mês do lançamento contabilístico; 
  • O campo Diário permite a pesquisa e filtro pelo Diário selecionado; 
  • O campo Tipo de Documento permite a pesquisa e filtro pelo tipo de documento contabilístico selecionado. 

 

2. Listagem de Lançamentos 

A área de lista de lançamentos, do lado esquerdo, apresenta os registos contabilísticos por aplicação da pesquisa e/ou filtros definidos na área de pesquisa e filtros. Por navegação rápida com as setas de cursor, o utilizador pode selecionar o lançamento contabilístico pretendido, que é apresentado na área principal de lançamento. 


3. Ecrã de Lançamento Contabilístico 

O registo contabilístico é realizado na área principal de lançamento, visualizada no centro do menu, sendo apresentados os campos de preenchimento essenciais: Diário, Tipo de Documento, Data de Documento e Data de Lançamento, Descrição do Lançamento, bem como as linhas de registo das contas a movimentar e respetivos montantes.

 

4. Botões de Contexto 

Na barra de cabeçalho do lançamento (a azul), são apresentados botões para ações de contexto sobre o lançamento selecionado, como sejam a transição entre páginas, a função de zoom-in e zoom-out, a descarga e impressão do lançamento / documento contabilístico, as teclas de atalho para funções no lançamento e configurações do exercício.  


Para saber mais informações sobre as teclas de atalho nos lançamentos contabilísticos, clique aqui


Para saber mais informações sobre as configurações do exercício, clique aqui

 

5. Botões de Ação sobre o Lançamento

No topo de área de lançamento, são disponibilizados os botões que despoletam as ações sobre o lançamento selecionado abaixo detalhadas. 

  • Novo: abre um novo registo para lançamento contabilístico;
  • Gerar Sugestões: abre a caixa de diálogo de gerações de sugestão de contabilização;
  • Duplicar: permite a duplicação do lançamento contabilístico selecionado, para posterior edição e finalização;
  • Finalizar: permite a finalização de um documento contabilístico e atribuição de número de registo contabilístico; 
  • Anular: permite anular um lançamento. O lançamento mantém a mesma numeração de diário mas, naturalmente, não é incluído na contabilidade. Esta anulação é reversível necessitando apenas de reabrir o lançamento, realizar as alterações necessárias e voltar a finalizar o documento;
  • Estorno: gera um lançamento espelhado do original. 



Notas

 

1. A operação de duplicação de lançamento, por clique no botão Duplicar, só está disponível sobre lançamentos no estado Finalizado.

 

2. Só é permitida a finalização de lançamentos que estejam balanceados, isto é, em que os montantes totais a débito e a crédito registados sejam iguais. 

 

3. Ao anular um determinado lançamento contabilístico, que tenha sido anteriormente finalizado, não é removido esse registo da lista de lançamentos, no sentido de garantir a sequência na geração de lançamento do diário respetivo. O utilizador poderá utilizar esse registo para um outro lançamento desde que no mesmo diário.