No TOConline, os lançamentos automáticos são possíveis devido à interligação dos vários módulos à contabilidade. Saiba mais acerca da integração dos diferentes módulos com a contabilidade, clicando aqui.



Vendas


Os lançamentos de venda são automaticamente sugeridos sempre que é emitido um documento de venda no menu de Vendas. Assim, para visualizar os lançamentos, basta colocar, no filtro do menu Contabilidade > Contabilização, o estado Sugestões de Venda


Para efeitos contabilísticos, os lançamentos com este estado não existem (antes de serem finalizados), razão pela qual não são manifestados nos relatórios. 


O próximo passo será finalizar os documentos, podendo fazer uso da finalização em lote ou documento a documento. 


O estado de Sugestão indica que é um documento criado de forma automática pela aplicação, sendo que poderá realizar alterações ao lançamento, ficando o mesmo com o estado de Em Preparação.

 

Caso não seja utilizado o módulo de vendas do TOConline, poderá optar pela importação de ficheiros SAF-T(PT) de faturação, e, por conseguinte, obter a sugestão automática das vendas na contabilidade.


Para tal, após a importação do ficheiro, no menu Empresa > Importação e Exportação > Importar ficheiro SAF-T(PT), deve aceder ao menu Contabilidade > Contabilização > Sugestões de Venda. 


Aqui, deverá clicar no botão Gerar Sugestões, selecionando o Mês correspondente, o Tipo de lançamento Vendas e clicando em Gerar. De seguida, serão sugeridos os lançamentos contabilísticos, necessitando apenas de validar e finalizar os mesmos. 



O processo da sugestão automática encontra-se também disponível para os documentos de compra, processamento salarial e depreciação/amortização de ativos, bastando alterar o Tipo de lançamento no botão de Gerar Sugestão de lançamentos.



Compras


Para a possibilidade de sugestão automática de compras deve possuir documentos de compra no menu Compras (saiba como criar uma fatura de compra, clicando aqui). Neste menu, poderá obter maior celeridade de criação de documentos, recorrendo à funcionalidade e-Fatura, no menu Compras > Faturas > e-fatura (saiba como importar e criar e associar documentos importados do e-fatura, clicando aqui).

 


Salários e Ativos


No que concerne à automatização contabilística dos salários, deve proceder à finalização do processamento salarial e configurar as contas no menu Contabilidade > Configurações > Configurações de contas para sugestão de contabilização. 


Por fim, para a sugestão das depreciações e outras operações sobre os ativos, deverá proceder à realização e finalização das  respetivas operações no módulo de Ativos no menu Ativos > Fichas e Processamento.



Abertura do Exercício


Relativamente à operação de passagem automática dos saldos finais para um novo, este é realizado no menu Contabilidade > Contabilização > Abertura.


Aqui, deverá clicar no botão Mov. de Abertura e selecionar o ano do Exercício Anterior e o Diário como Abertura




Apuramentos


O apuramento automático do IVA é realizado no menu Contabilidade > Contabilização > Apuramento e Fecho

Aqui, terá de clicar no botão Ap. IVA, selecionando o tipo de apuramento e depois o mês ou o trimestre, conforme o enquadramento de IVA da entidade.


No final da operação, deverá finalizar o lançamento IVA a pagar/receber, pois estará com o estado de sugestão.



Ainda no menu Contabilidade > Contabilização > Apuramento e Fecho é possível realizar o encerramento automático do exercício, realizando os apuramentos a partir dos botões visíveis na figura abaixo.



Os lançamento de Apuramento resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos e de Apuramento resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos), aparecerão em estado de sugestão e por esse motivo requerem ser finalizados.