O menu Compras > Faturas permite o acesso e registo dos documentos de compra emitidos. Estão igualmente enquadrados neste menu a criação de Pagamentos a fornecedor, a emissão de Faturas de Autofaturação, bem como a importação de documentos do e-fatura.


 

O TOConline suporta, além de outros documentos, o registo de despesas em lote.



Criação de Despesa em lote


1. Selecionar o botão criar Despesa em lote


Para registar uma despesas em lote basta aceder ao menu Compras > Faturas.


Atentemos ao submenu Faturas, que tem este aspeto: 



É possível carregar no botão "+", que remete desde logo para a criação do tipo de documento pretendido, de entre os tipos de documentos disponíveis. 


Depois de selecionada a opção Despesa em Lote, é apresentada a caixa de diálogo de registo das despesas em lote.




2. Preenchimento dos campos da Despesa em lote



2.1. Grupo de despesas

Este campo permite selecionar o grupo de despesas a que este registo diz respeito. Os grupos de despesas devem ser criados previamente no menu Empresa > Configurações > Grupos de despesas.


2.2. Despesas

Aqui, deverá adicionar várias despesas através do preenchimento dos campos, como, por exemplo, os campos Data, Categoria de despesas, Valor c/IVA, NIF Fornecedor, etc.


2.3. Guardar como pago

Por seleção desta opção, o documento será gravado como pago, tendo automaticamente um pagamento a fornecedor a ele associado.


2.4. Gravar

Após o preenchimento de toda a informação necessária para a criação do documento, bastará selecionar o botão Registar Despesas. Por clique desta opção, serão criadas faturas de despesa individuais para cada linha de despesa aqui registada.



3. Consulta dos documentos criados


Uma vez o documento criado, pode ser consultado na listagem de documentos. Na linha de cada documento, acedendo ao menu deslizante,  é possível realizar várias ações das quais destacamos:

  • Emitir pagamento - permite a emissão de pagamento do documento
  • Gerar ficheiro SEPA para pagamento - gera ficheiro SEPA para utilização na página da entidade bancária
  • Ver/Editar sugestão - abre um novo separador, no menu Contabilidade, onde é possível visualizar e editar o lançamento associado a este documento.

 

Além da consulta da listagem de documentos, é também possível pré-visualizar o documento. Do lado direito, aparecerão três botões de visualização:

  • Comercial - permite pré-visualizar o documento criado.
  • Anexos - permite pré-visualizar os anexos associados ao documento a partir do arquivo digital.
  • Contabilidade - permite pré-visualizar o lançamento contabilístico gerado a partir do documento criado.


Ainda através deste menu, é possível finalizar a sugestão de lançamento do documento de compra selecionando a opção Finalizar CTB. Esta opção deve apenas ser selecionada depois de verificada a sugestão de lançamento no separador Contabilidade e caso não seja necessário proceder com alterações ao lançamento. De notar também, que esta opção aparece apenas quando existe um exercício selecionado (canto superior direito).


Note-se que, a qualquer momento, os documentos criados a partir da fatura de despesa podem ser consultados por seleção da seta de expansão.



Ainda no mesmo menu, clicando em Ver todos os filtros é possível utilizar os diversos filtros para pesquisar determinados documentos.


Estes filtros permitem pesquisar introduzindo texto livre (por exemplo, através da referência de determinado documento), ou a seleção entre diversos filtros pré-definidos. 


Deve ser ressalvado que os filtros de todos os menus funcionam de forma complementar, o que significa que, a título de exemplo, se for introduzida determinada referência de um documento com uma determinada data, deve-se ter a certeza de que os campos Emitido desde e Emitido até incluem essa mesma data.