É possível configurar a data de lançamento automaticamente sugerida, aquando da criação de lançamentos manuais ou da geração de sugestões de lançamento.


Para tal, deverá aceder ao menu Contabilidade > Contabilização.


 

Aqui, terá de clicar no botão da roda dentada, localizado por cima do botão Anularno canto superior direito.




Configurar data de lançamento


Configurar data de lançamentos manuais


Aberta a janela de Configurar exercício, no campo Data para novo lançamento, poderá definir a data que pretende que seja sugerida na criação de lançamentos manuais. As opções apresentadas são:

  • Data do último dia do mês anterior;
  • Data do próprio dia em que se encontra;
  • Data do último dia do mês atual;
  • Data do último lançamento efetuado;
  • Uma data específica, sendo que, neste último caso, deverá escolher a data pretendida no campo Data específica.




Configurar data de sugestões de lançamento


Também é possível selecionar a data que pretende que seja sugerida para os lançamentos sugeridos pelo programa, através da geração de sugestões de vendas e de compras, no campo Data para sugestão de lançamentos. Poderá escolher entre:

  • Data do documento comercial;
  • Data do último dia do mês do documento;
  • Último dia do mês seguinte ao mês da data preenchida no campo de encerramento de diários.




Encerrar diários


O campo Encerramento dos diários a permite estabelecer uma data que fará com que seja bloqueada a possibilidade de alterar os lançamentos anteriores à data definida. Caso pretenda excluir diários do encerramento estabelecido, deverá selecionar os diários pretendidos no campo Excluir do encerramento os diários.



Encerrar IVA 


Através do campo Encerramento em IVA a, é possível encerrar todos os lançamentos que contenham códigos de IVA e/ou contas de IVA, cuja data de lançamento seja igual ou anterior à definida. Desta forma, garante-se que os lançamentos não sejam alterados, quando a respetiva declaração periódica de IVA já foi entregue.


Concretizando, determinada a data de Encerramento em IVA:

  • Deixa de ser permitido criar novos lançamentos, automáticos ou manuais, com data igual ou anterior à data definida neste campo, que movimentem as contas 243, com exceção de lançamentos de apuramento de IVA, que estejam contabilizados no diário APR, e de lançamentos que movimentem as contas 2435, 2436, 2437, 2438, 2439.


Após a data estabelecida para encerramento em IVA, apenas é permitido efetuar o apuramento de IVA através do diário APR.


  • Deixa de ser permitido criar novos lançamentos, automáticos ou manuais, que contenham códigos de IVA.
  • Não é possível reabrir e/ou anular lançamentos que movimentem as contas 243, exceto o lançamento Apuramento de IVA e exceto lançamentos que movimentem as contas 2435, 2436, 2437, 2438, 2439.



Controlo de terceiros nos códigos de IVA


Por último, a ativação da opção Controlo de terceiros nos códigos de IVA tem como objetivo alertar para o preenchimento do campo Controlo de terceiros nos lançamentos. 


O preenchimento do campo controlo de terceiros, nos lançamentos contabilísticos, leva ao preenchimento dos Anexos da declaração periódica de IVA e da declaração recapitulativa de IVA, automaticamente.