O TOConline permite a exportação do ficheiro de auditoria SAF-T (PT) (Standard Audit File for Tax Purposes – Portuguese version), em formato XML, contendo o conjunto predefinido de registos contabilísticos de faturação e recibos emitidos, num formato legível e comum, sem afetar a estrutura interna da base de dados do programa ou a sua funcionalidade. 


Este ficheiro poderá ser utilizado para o cumprimento do dever de comunicação de faturas à Autoridade Tributária, cujo procedimento veremos, com detalhe, mais adiante. 



Como exportar o ficheiro SAF-T (PT) de faturação?


Para exportar o ficheiro SAF-T (PT) deverá aceder ao menu Empresa > Importação e exportação > Exportar ficheiro SAF-T (PT)



Ao clicar no botão Exportar ficheiro SAF-T (PT), é reencaminhado para a caixa de diálogo de exportação do ficheiro SAF-T (PT).


Caso pretenda exportar o ficheiro SAF-T para um determinado mês, por exemplo, outubro, deverá colocar esse mês, ou seja, outubro, em ambos os campos, Mês inicial e Mês final.


O campo de Comentários, de introdução livre, permite a introdução de notas e comentários auxiliares, que ficarão registados no cabeçalho do ficheiro exportado.



Ao clicar no botão Exportar, será apresentada a janela de exportação onde poderá clicar no botão "Descarregar ficheiro SAF-T (PT)", exportando o mesmo para o seu computador.