No TOConline é possível importar a informação relativa aos clientes, produtos/serviços e saldos iniciais dos clientes do anterior programa de faturação. Abordamos de seguida, como efetuar a importação de cada um destes elementos.



Clientes e Produtos/Serviços


A importação de clientes e de produtos/serviços poderá ser efetuada através da importação de um ficheiro SAF-T de faturação ou de contabilidade.


A importação de um ficheiro SAF-T de faturação poderá ser efetuada no menu Empresa > Importação e Exportação > Importar ficheiro SAF-T (PT), clicando no botão Importar SAF-T (PT), no canto superior esquerdo. Saiba mais sobre como importar um ficheiro SAF-T de faturação, clicando aqui.



Já o ficheiro SAF-T de contabilidade deverá ser importado no menu Contabilidade > Exercício > Exercícios, através da criação de um Novo exercício, selecionando a opção Importar por SAF-T de contabilidadeSaiba mais acerca da importação de um SAF-T de contabilidade, clicando aqui.


A importação de um ficheiro SAF-T de contabilidade apenas pode ser efetuada pelo contabilista responsável.



Alternativamente, é possível importar os clientes, produtos e serviços através de ficheiro excel.


A importação através de ficheiro excel de fichas de clientes poderá ser efetuada no menu Empresa > Entidades > Clientes. Saiba como preencher e importar o ficheiro excel de clientes, clicando aqui.


Por outro lado, para importar produtos ou serviços, deverá aceder ao menu Empresa > Itens, e selecionar a opção Produtos ou Serviços, consoante o pretendido. Saiba como importar produtos, clicando aqui, e como importar serviços, clicando aqui.


A importação de clientes, produtos e serviços através de ficheiro excel deverá ser realizada recorrendo ao ficheiro excel normalizado e extraído do TOConline. Desta forma, não é possível importar ficheiros externos.



Registo de Saldos Iniciais de Clientes


Pretendendo importar os documentos emitidos no programa anterior, deverá efetuar a importação do ficheiro SAF-T de faturação (saiba como, clicando aqui). Com isto, os documentos incluídos no ficheiro SAF-T serão importados. Logo, caso todos os documentos pendentes de pagamento emitidos no programa anterior tenham sido importados, poderá, posteriormente, emitir os respetivos recibos no TOConline. Saiba como emitir um recibo, clicando aqui.


Caso não tencione importar os documentos de venda, aquando da importação do ficheiro SAF-T de faturação, deverá remover o visto da opção Importar os documentos de venda?.



De seguida, poderá registar os saldos inicias para cada cliente, através do menu Vendas > Contas Correntes > Saldos iniciais. Saiba mais acerca do registo de saldos iniciais de clientes, clicando aqui.