O menu Compras > Stocks confere o acesso à área de stocks e inventário, ao controlo e gestão de todos os movimentos de stocks gerados pelos documentos de compra, de venda e de regularização.

 

Estão enquadradas neste menu as existências, os produtos a encomendar, tarefas de acertos de stock, registo de consumos internos e também a criação de sugestões de stock.



No menu Compras > Stocks > Sugestão de stock, poderá atualizar as quantidades de stock de reposição dos produtos, tomando por referência o seu histórico de vendas e acrescentando uma margem de segurança.



Para proceder com o cálculo de uma sugestão de stock deverá selecionar o botão +Sugestão de Stock, sendo encaminhado para a janela de seleção dos produtos e critérios de sugestão. 




Deverá começar por selecionar o Produto ou Família de Produtos para os quais pretende produzir o relatório de Sugestão de Stock, efetuando a pesquisa nos campos Produto ou Família. Caso pretenda a Sugestão de Stock para todos os produtos, bastará que mantenha os campos Produto e Família não preenchidos.

 

De seguida, terá de definir o período do histórico de vendas que pretende considerar, no campo Baseado nos últimos, assim como a Margem acima das vendas.


Após o preenchimento desta informação deverá ser selecionado o botão Sugerir stock para dar início ao cálculo de sugestão de stock.