Por acesso ao menu Empresa > Configurações > Unidades de medida, poderá consultar a listagem das unidades de medida existentes no programa associadas aos produtos e serviços e criar novas.



Para dar início à criação de uma nova unidade de medida deverá selecionar o botão Nova Unidade de Medida, que encontrará no canto superior esquerdo.


 

De seguida ser-lhe-á apresentada a caixa de diálogo de criação de nova unidade de medida, que deverá preencher e gravar, para concluir a criação da unidade. 


O campo Unidade de medida é de preenchimento obrigatório e deve ser preenchido com o nome da unidade de medida que pretende criar. 


A opção Omissão deve ser selecionada caso pretenda que a unidade de medida que está a criar seja a unidade de medida associada aos produtos ou serviços, por defeito. No entanto, poderá escolher, individualmente, qual a unidade de medida que quer associar a cada produto ou serviço.



Poderá, ainda, editar ou eliminar unidades de medida criadas, acedendo ao menu deslizante da unidade de medida em questão.



A criação de novas unidades de medida pode ser efetuada também a partir da ficha do produto ou serviço. Para tal, basta selecionar o botão "+" que se encontra no campo Uni.


Após a seleção deste botão, ser-lhe-á apresentada a caixa de diálogo de criação de nova unidade de medida, que deverá preencher e gravar.


Após concluir a criação da unidade de medida a partir deste menu, esta unidade de medida ficará associada, por defeito, a este produto ou serviço. No entanto, pode alterar esta informação caso pretenda.