Com esta nova funcionalidade, as empresas podem configurar um fluxo de aprovação de férias e ausências adaptado à sua realidade, seja com um responsável geral, seja com responsáveis por departamentos ou secções.


Antes de começar

Caso queira usar departamentos ou secções na organização das suas equipas, aceda a Salários » Configurações » Empresa e crie os Departamentos ou Secções que desejar.

Veja neste artigo de ajuda como criar Departamentos ou Secções »


Posteriormente deverá associar os colaboradores ao respetivo Departamento ou Secção. Para isso, na ficha de cada colaborador, aceda a Salários » Organização » Cadastro de pessoal » Dados Profissionais e preencha o campo Departamento/Secção correspondente.


Perfil de Aprovador

De forma a um utilizador ter poderes de aprovação de ausências, é necessário associar esse atributo.

  1. Aceda a: Empresa » Configurações » Utilizadores
  2. Seleccione o utilizador
  3. Ative a opção "Utilizador é Aprovador de ausências?"
  4. Escolha se o utilizador é:
    • Aprovador Geral – Responsável por todos os pedidos.
    • Departamento – Selecione o departamento pretendido.
    • Secção – Selecione a secção pretendida.


Um departamento/secção só pode ter um responsável atribuído.

A empresa só pode ter 1 Aprovador Geral, o qual terá acesso a todas as ausências efetuadas pelos colaboradores.


Segue um exemplo que exemplifica o fluxo de aprovação:

Situação do ColaboradorCampo Departamento/Secção da ficha do colaboradorAprovador Designado
Associado a DepartamentoDepartamento XResponsável do Departamento X
Associado a SecçãoSecção YResponsável da Secção Y
Sem associação-Aprovador Geral


Caso não haja um Departamento ou Secção associado ao colaborador, as ausências serão associadas ao Aprovador Geral.


Verificar qual o Aprovador de cada Departamento/Secção

  1. Aceda ao menu Empresa » Configurações » Departamentos ou Secções.
  2. Consulta a nova coluna "Aprovador de Ausências".