Introdução


O módulo de Reconciliações Bancárias tem como objetivo principal o auxilio do contabilista no processo de reconciliação dos extratos bancários e dos movimentos contabilísticos nas contas de bancos.


Foi desenvolvido adicionalmente um assistente para a associação, geração e verificação de registos de recibos de clientes e pagamentos a fornecedores a partir dos movimentos dos extratos bancários importados.



Objetivos

  • Confirmação dos registos do extrato bancário contra os lançamentos na respetiva conta na contabilidade;
  • Associação automática dos registos de entrada de dinheiro no extrato bancário aos recibos emitidos a clientes;
  • Associação automática dos registos de saída de dinheiro no extrato bancário aos documentos de pagamento a fornecedor previamente criados;
  • Sugestão automática de emissão de recibos (RC) quando é encontrada uma fatura com um valor pendente semelhante ao registo de entrada de dinheiro no extrato bancário;
  • Sugestão automática de emissão de documentos de pagamento a fornecedor (PF) quando é encontrada uma fatura de compra com um valor pendente semelhante ao registo de saída de dinheiro no extrato bancário.



Requisitos para utilização das Reconciliações Bancárias


Utilização em empresas com Gestão Comercial ativa


O módulo de reconciliações bancárias pode ser utilizado apenas como uma função da Gestão Comercial para apoio ao empresário na geração de recibos e documentos de pagamento e de associação automática de registos de entrada e saída de dinheiro no extrato aos respetivos documentos.


A utilização do módulo de Reconciliações Bancárias apenas como uma função da Gestão Comercial não exige nenhum licenciamento adicional, bastará para isso ter o módulo de Gestão Comercial ativo na empresa.


Utilização em empresas apenas com a Gestão Administrativa ativa


Nas empresas com o módulo de Gestão Administrativa ativo, o contabilista conseguirá efetuar a reconciliação do extrato bancário contra os movimentos na contabilidade de qualquer exercício onde tenha acesso de leitura e escrita. Não tendo acesso de escrita no exercício, se for dada permissão a reconciliações conseguirá no entanto consultar os mapas de posição de reconciliação e os respetivos movimentos conciliados. Saiba como editar o acesso dos utilizadores ao exercício, clicando aqui.


Para utilizar o módulo de Reconciliações com a Contabilidade, é obrigatório ativar previamente a licença de Reconciliações Bancárias.

Neste caso, não tendo a Gestão Comercial ativa, não será possível usufruir das funções de emissão assistida de Recibos e Pagamentos a Fornecedores a partir do extrato.



Utilização em empresas com Gestão Comercial e Gestão Administrativa ativas


Ativando o módulo de Reconciliações no pack de Gestão Administrativa, nas empresas com Gestão Comercial ativa, conseguirá usufruir de todas as funcionalidades, sendo possível utilizar, pelo empresário e/ou pelo contabilista, a função de sugestão e associação de recibos e pagamentos a fornecedores, como, pelo Contabilista, a reconciliação dos movimentos contra a contabilidade.



Conheça a estrutura do módulo de Reconciliações Bancárias, clicando aqui.