Reunião Livre TOConline - 26 fevereiro 2021
Temas abordados:
- Iniciar a contabilidade no toconline com a importação do ficheiro SAF-T (PT) da contabilidade de outro programa.
- Importação de colaboradores.
- Importação de ativos.
Questões respondidas:
- Encontro de contas entre clientes e fornecedores na respetiva emissão de recibos de vendas.
- Alteração da descrição das variáveis do sistema bloqueada a partir de 2021.
- Atualização em lote de ativos novos e existentes através do Excel.
- QR Code nos documentos de venda.
- Venda da mercadoria como sugestão, efetuar o CMVMC.
- Organização das faturas de compra por data, numeração e "Vossa referência".
- Amortizações acumuladas de todos os ativos em Excel e modelo 32 em Excel.
- Depreciação em lote de ativos totalmente depreciados, abate de ativos e preenchimento da modelo 31 - mapa de mais-valias e menos-valias.
- Orçamentos em preparação não podem ser impressos e salários não pagos ou colocados a disposição não serem refletidos DMR AT e Declaração anual de rendimentos.
- Abono A048 para ticket de infância e cartão refeição e respetiva contabilização.
- Alteração do plano de contas de microentidades (ME) – taxonomia M para pequenas entidades - plano base - taxonomia S e recibos não importados através do SAF-T (PT) de faturação (campo CreditAmount ponto 4.4.4.14.5 da Portaria 302/2016).
- Movimentação de stocks.
- Guia de pagamento gerada pelo toconline deixa de estar disponível a partir de janeiro de 2021 no apoio extraordinário à retoma progressiva.
- Importação e-fatura: criar um único lançamento no registo de compras e despesas em estado pago.
- Numeração interna de clientes.
- Alteração da DRI aceite na segurança social por uma declaração de estorno (com valores a negativo) e posteriormente geração e submissão de uma declaração de substituição, não processamento do fundo de compensação do trabalho para membros de órgãos sociais e criação de avenças para faturação regular (mensal, semanal, diária).
- Regularização de stocks de produtos compostos por acertos de stocks.
- Faturas de compras importadas do e-fatura por criação e associação no exercício fiscal anterior.
- Venda de imóveis e obrigatoriedade de emitir fatura em programa certificado.
- Importação do SAF-T(PT) de faturação: os produtos são considerados como mercadorias conta 711 e sua alteração para produtos acabados e intermédios conta 712, contabilização e pagamento do ticket/cartão de refeição, contabilização de um leasing com juros, faturas de construção civil com iva autoliquidação.
- Execução nas tarefas multiempresa: incluir a opção de enviar recibos para a entidade patronal.
- Fatura de adiantamento e posterior emissão de fatura total descontando o valor do adiantamento não pode conter valores a negativo, só é possível descontar através do mesmo código de linha ou seja registos que já integram a fatura (ponto 2.2.6 do Despacho 8632/2014).
- Reconciliação bancária de pagamentos de retenção ao estado e IUC, pagamento a fornecedores com data anterior à fatura usando a nota de lançamento, desconto de pronto pagamento sem regularização de IVA na emissão de recibo e criação do desconto como descritor.
- Registo de férias do ano anterior no mapa de férias.
- Encerramento do exercício em sociedades profissionais enquadradas no regime de transparência fiscal.
- Envio dos processamentos de salários para o empresário usando a opção de envio dos recibos para o e-mail da empresa.
- Configuração da conta 6234 "Artigos para oferta" com iva não dedutível , representação de IBAN por cliente, digitalização dos anexos para o arquivo digital, selo certificado digital nos documentos e a importância da tecla F5 de forma a atualizar a informação do Toconline.
- Confirmação da receção do e-mail nas guias de pagamento da segurança social e guias de retenção na fonte.
- Criação na conta bancária do tipo de conta cartão de crédito e adicionar variável locações financeiras à conta 2513 de forma a desdobrar por contratos.
- Relatório de conformidade com erros no teste: no lançamento de apuramento de resultados antes de impostos, no lançamento de apuramento do resultado líquido e no lançamento de aplicação de resultados, código de IVA 120015 associado a uma fatura de venda na construção civil com IVA autoliquidação contabilizada na conta 72113 e contas a utilizar para faturas com prestação de serviços com incorporação de materiais e preenchimento Modelo 10.
- Modelo 10 e registo contabilístico usando o regime do acréscimo de faturas de trabalho independente emitida em 2021 sobre avenças referentes a outubro a dezembro do ano anterior.
- 30 dias de apoio layoff no mês de fevererio usando a alteração do mês.