O TOConline posiciona-se como uma aplicação integrada de Contabilidade para facilitar o trabalho do Contabilista e do Empresário. A aplicação valida eventuais documentos não lançados no exercício contabilístico e permite extrair relatórios que conjugam informação de vários módulos, como é o caso do Relatório para a Gestão.


É muito importante referir que, quando existe trabalho/registo efetuado nos módulos de Gestão Comercial (Vendas e Compras) e Gestão Administrativa (Salários e Ativos), o TOConline gerará sugestões de integração no módulo de Contabilidade, sendo esta relação unilateral. Além disso, poderá usufruir das diversas funcionalidades dos módulos do Arquivo Digital, Gestão de Gabinetes e Reconciliações Bancárias com interligação ao módulo de Contabilidade



(1) Integração Vendas - Se o TOConline for utilizado como aplicação integrada de faturação e contabilidade, as sugestões devem ser integradas na Contabilidade, de acordo com a FAQ 06-2879 da AT. Por outro lado, se a aplicação de registo de documentos de venda for externa, deve-se, sempre que possível, importar o SAF-T de Faturação (desde que válido), para auxiliar o registo contabilístico.


(2) Integração Compras - O registo de compras deve ser efetuado com o auxílio da importação dos documentos do e-fatura. A importação permite poupar tempo no registo de documentos, evita lançamentos manuais e possibilita a extração de um mapa de conferência dos documentos em falta. A utilização do e-fatura pressupõe a finalização das sugestões de compras. Todas as regras de integração serão respeitadas na eventual utilização do Arquivo Digital.


(3) Integração Salários - As sugestões de processamento Salarial e pagamento de Salários podem ser geradas depois das tarefas de processamento e finalização e pagamento dos recibos de vencimento estarem realizadas. As parametrizações dos códigos das contas a sugerir nas sugestões contabilísticas podem ser efetuadas no menu Contabilidade > Configuração > Configuração de Contas para Sugestões de Contabilização.


(4) Integração Ativos - As sugestões de ativos englobam depreciações e revalorizações e são efetuadas depois das tarefas referidas estarem realizadas e devidamente finalizadas no módulo de ativos.


(5) Integração Reconciliações Bancárias - O módulo de Reconciliações Bancárias permite:
   5.1) Gerar sugestões de Reconciliações, de acordo com os lançamentos contabilísticos e movimentos bancários existentes;
     5.2) Gerar sugestões de emissão de Recibos/Pagamentos, através da informação existente nos extratos bancários; 
       5.3) Finalizar Recibos/Pagamentos sem precisar de sair do interface do módulo de Reconciliações Bancárias; 

     5.4) Gerar Recibos/Pagamentos sem precisar de sair do interface do módulo de Reconciliações Bancárias; 

       5.5) Criar lançamentos contabilísticos a partir de movimentos bancários importados. 


(6) Integração Arquivo Digital 
    6.1) Registar automaticamente as vendas no Arquivo caso sejam emitidas no TOConline; 
   6.2) Extrato Bancário anotado com anexos que deram origem a determinada entrada ou saída de valores; 
    6.3) Registo das compras na Contabilidade enquanto se constitui o Arquivo. 


(7) Integração Gestão de Gabinetes 
    7.1) Automatização da comunicação dos documentos de venda; 
    7.2) Execução de tarefas em lote; 
    7.3) Acesso Direto.