Para anular um documento, após aceder ao menu onde se encontra o documento, deverá aceder ao menu deslizante, na linha do documento em causa, e selecionar a opção Anular.



Caso o documento se encontre no estado Em preparação, a anulação do mesmo irá remover o registo do documento no programa, eliminando-o permanentemente da base de dados.


Se o documento estiver finalizado, ao anulá-lo, será necessário apresentar uma justificação para a anulação do mesmo. Prosseguindo com a anulação, o documento ficará rasurado, com o estado de anulado. 



No caso de se pretender anular uma fatura que já tenha um recibo associado, deverá anular primeiramente o recibo, para poder proceder com a anulação da fatura. Saiba como criar uma fatura, clicando aqui.


Se o documento anulado já tinha sido comunicado à AT no estado normal, antes da anulação, deverá proceder à extração do ficheiro SAF-T e comunicação do mesmo, diretamente no portal da AT, para atualização do estado do documento, de Normal para Anulado. Saiba como exportar o ficheiro SAF-T de faturação, clicando aqui.