Através do acesso ao menu Empresa > Configurações > Famílias de produtos e serviços poderá consultar a listagem de famílias de produtos e serviços já criadas ou proceder à criação de novas famílias ou subfamílias de produtos ou serviços.



Para proceder com a criação de uma nova família de produtos e serviços deverá selecionar o botão Nova Família de Produtos e Serviços que encontrará no canto superior esquerdo.


 

De seguida deverá preencher os campos da caixa de diálogo de criação da nova família. Caso pretenda a criação de uma nova família, deverá apenas preencher o campo Nome, que é de preenchimento obrigatório. 


No entanto, se pretender criar uma subfamília deverá também preencher o campo Família, selecionando a família para a qual pretende criar a subfamília. No final do preenchimento dos dados, para concluir a criação da família deverá selecionar a opção Gravar



Uma vez criada, poderá, através do acesso ao menu deslizante, criar uma subfamília para a família ou subfamília, clicando na opção Criar novo nesta família.


É, também, possível eliminar a família do produto e serviço ou editar a mesma, caso pretenda alterar a sua descrição.

 


De ressalvar que a criação de uma família de produto e serviço pode ser também efetuada diretamente a partir da ficha de um produto ou serviço. 


Para tal, basta, na ficha do produto ou serviço, selecionar o botão "+", que se encontrará no campo Família. Por seleção deste botão, o programa irá apresentar a caixa de diálogo de criação de família que deverá ser preenchida e gravada. 


Após esta ação, o campo Família ficará preenchido, por omissão, com a família que foi criada a partir deste menu. No entanto, o preenchimento desse campo pode ser alterado pelo utilizador.