Menu Tarefas da Empresa


O quadro de tarefas da empresa encontra-se disponível no menu Empresa > Sumário > Tarefas da empresa. Aqui, poderá consultar as tarefas da empresa cuja realização é obrigatória e o respetivo estado de execução.



Filtros:
Ano:
Permite selecionar o ano das tarefas a visualizar.
Escolha informação: Permite escolher a informação a visualizar entre a data limite à qual a tarefa deve ser realizada ou os valores da tarefa.

Legenda:
- Amarelo: Prazo a decorrer.
- Verde: Tarefa executada dentro do prazo.
- Laranja: Executado fora do prazo.
- Rosa: Por executar.
- Azul: Atraso justificar.


Adicionalmente, poderá também realizar tarefas que ainda não tenham sido executadas e introduzir justificações em tarefas não efetuadas ou efetuadas fora do seu prazo legal.


Clicando em cima da tarefa, surgirá o quadro Executar tarefa.


Justificação: Permite justificar uma tarefa não realizada no programa ou realizada após a data limite da mesma. Esta opção não está disponível para tarefas realizadas atempadamente ou durante o período de realização da ação.
Arquivar ficheiro: Permite a inserção de um anexo relacionado com a operação realizada.
Histórico e documentos arquivados: Consultar as ações já realizadas no âmbito da tarefa em causa.
Executar: Realizar a tarefa.



Configurar Tarefas da Empresa


Selecionando o botão circular, no canto superior direito, terá acesso às configurações das tarefas da empresas, através da opção Configurar tarefas da empresa.


Adicionalmente, poderá, também, aceder ao menu da Execução Multiempresa.



No menu de configuração das tarefas da empresa, poderá ativar/inativar as tarefas pretendidas e definir a data limite de execução de cada tarefa.


Para ativar ou inativar uma tarefas, deverá abrir o menu de opções da tarefa em causa e selecionar a opção Ativar tarefa ou Inativar tarefa, conforme pretendido, ou deslizar o botão azul presente na linha de cada tarefa, tal como ilustrado na imagem abaixo.



Por sua vez, clicando nos valores da coluna Calendário ou Desde ano/mês, terá acesso à janela de configuração da tarefa em causa.



Aqui é possível definir o período para o qual pretende ativar a tarefa e, no campo Calendário, selecionar a periodicidade e data limite de execução da tarefa em causa, de entre as opções disponíveis.



Por fim, através da coluna Tipo poderá confirmar quais as tarefas que podem ser automatizadas no programa e as que requerem sempre uma ação manual do utilizador. Esta classificação ajuda também a distinguir as tarefas referentes a pagamento das tarefas referentes a submissão de declarações, assim como as tarefas periódicas das tarefas declarativas.


A legenda dos tipos de tarefas pode ser consultada no canto superior direito, tal como ilustrado na imagem abaixo.