Reunião Livre TOConline - 29 abril 2022
Temas abordados:
- Novo mapa de conferência para a modelo 22 a ser disponibilizado brevemente.
- As vantagens da Gestão Comercial:
- GC proporciona uma utilização mais facilitada;
- FAQ 06-2879 da AT (sobre a obrigação integração das vendas na contabilidade);
- Finalizar o estorno dos documentos e não apenas efetuar a sua anulação na contabilidade;
- Vantagens na ótica do contabilista;
- Controlo dos documentos de compra;
- Controlo de documentos de venda, relatório de conformidade;
- Controlo de documentos relevantes em IVA, mapa de conferencia de IVA;
- Relatório para a gestão, em Word e em Excel;
- A ligação com o arquivo digital;
- Ligação com a reconciliação bancária, mesmo quem não tenha GC pode gerar recibos de venda e pagamentos na reconciliação bancária;
- O programa liga o documento digital com a linha da reconciliação;
- Lançar diretamente no módulo de contabilidade não alimenta os mapas de controlo e gestão;
- Apuramento e fecho, se os passos não forem executados da forma correta o programa não deixa avançar.
- Mapa de conferência da modelo 22 a ser disponibilizado em breve.
- Lei 10-A/2022 - isenção de IVA em determinados produtos agrícolas, o código a utilizar na venda será o M99, na fatura deve ficar a referencia à Lei.
Questões respondidas:
- Possibilidade de reutilizar espaço de arquivo desclassificando os documentos como sendo fiscalmente relevantes. O utilizador deve ponderar os prós e contras pois vai perder a integrabilidade dos documentos.
- Possibilidade de adicionar mais que uma conta bancária no módulo MContabilidade, em analise associação de notas de lançamento do banco ao arquivo digital.
- Criação de sugestões automáticas na contabilidade, finalizar documentos na contabilidade. Programa não aceita duplicação de documentos: Passos a realizar: enviar os documentos para o arquivo digital, importar os documentos do e-fatura e realizar o confronto, o que permite pedir automaticamente os documentos em falta.
- Utilizar o Google Chrome para redireccionamento direto para a AT, Segurança Social e restantes entidades.
- Exercício com documentos pendentes na contabilidade , se anular um recibo vai ter como consequência erro no relatório de conformidade, deve no movimento da contabilidade no recibo finaliza-lo com zero onde tinha os valores.
- Enviar recibos de vencimento para os colaboradores.
- Locação financeira: lançamentos automatizados na contabilidade, criação da variável locações financeiras para as distinguir por contratos, códigos de IVA. Em breve nas contas 25x e 27x vai existir uma parametrização para os valores irem à DP IVA.
- Não é possível criar o subsídio de transporte com uma configuração igual ao subsídio de refeição. Falta calendarizada e desconto de subsídio de refeição apenas em dias úteis, efeitos na DRI.
- Como pode importar um SAFT para o Toconline.
- Reverter fatura anulada por engano e comunicada no e-fatura.
- Adiantamentos, desconto do valor adiantado com uso de um descritor.
- Séries DE faturação OSS. Faturas emitidas A clientes. Erro no anexo DE fornecedores.
- Inventário permanente: lançamento da compra, lançamento de venda, saldar o armazém, movimento no armazém, operações fatura a fatura.
- Arquivo digital: lançamento de taxas municipais, pagamento de impostos, pagamento de salários, associação da fatura a um documento de pagamento por acervo manual.
- Como processar vencimento de um trabalhador sem NISS: considerar como isento de segurança social na ficha, adicionar um desconto "TSU sem NISS" no recibo para fazer o cálculo manual, resultado a DRI não recolhe esse trabalhador.
- Situação identificada: não é possível importar os recibos verdes do portal da AT para o TOConline.
- Trabalhador em part-time: processamento do vencimento e das férias. Trabalho suplementar: a retenção é a do vencimento base.
- Parametrizar clientes e fornecedores. Integração de compras a partir do e-fatura. Criação de terceiros. Registo de gasto e pagamento no mesmo lançamento.