Reunião Livre TOConline - 24 junho 2022
Temas abordados:
- Alerta para e-mails de fishing.
- Orçamentação dos documentos de transporte até à faturação dos bens ao cliente:
- Criação de um orçamento ou um fatura pró-forma a um cliente;
- Não é possível alterar orçamento ou fatura proforma depois de finalizada;
- Marcar, ou não, um orçamento como adjudicado;
- Criar uma guia de remessa a partir de um orçamento, gravar finalizar e comunicar à AT, converter em guia de remessa ou em guia de transporte;
- Após conversão da guia de transporte/remessa em fatura é os valores da fatura;
- Guias de consignação (M99), converter a consignação em fatura;
- Criação de enquadramento fiscal de um terceiro/fornecedor estrangeiro, a importância dos códigos do IVA na ficha dos terceiros;
- Informação de reporte, mapas;
- Mapa resumo de IVA e mapa conferência de IVA.
Questões respondidas:
- Faturação eletrónica ao Estado, ativação da assinatura eletrónica digital. Configurações.
- Comunicar séries a partir do TOConline, (obrigatório a partir de 01/01/2023).
- Salários, penhora de vencimentos. Limite de penhorável: 1/3 do vencimento.
- ENI, faturação manual, contabilização. Parametrização da conta do IVA. Dicas para facilitar lançamentos: duplicar documentos e lançar de seguida outra fatura semelhante, clicar em diário de vendas ou ter uma sugestão configurada para o documento.
- Forma de aceder ao manual TOConline, vídeos explicativos sobre salários. Como criar colaboradores a partir de uma folha Excel. Alterações fixas, alterações parametrizadas (baixas). A baixa e o fim de semana, descontos no vencimento em horas não trabalhadas. Enviar DMR e DRI automaticamente. Confirmar o envio da DRI.
- Reconciliação bancária: várias comissões do banco e apenas uma fatura, como proceder. Ex: Brisa.
- Criação de uma conta caucionada (conta 25), tirar o "pisco" da conta 12 e colocar na conta 25. Dividir a conta por empréstimos, corrente/não corrente. Adicionar a variável (empréstimos mútuos).
- Não é recomendado anular contas de mútuos a meio do ano, ou no final do ano, em alternativa retirar o" pisco de ativo" na conta, para os balancetes ficarem coerentes.
- Iniciação à contabilidade no TOConline: Aceder ao portal da OCC para comunicar empresas. Importação do ficheiro SAFT das vendas de outro sistema, definir vendas como pagas/não pagas. Faturas simplificadas têm que ser consideradas como pagas. Importação do e-fatura das compras. Criar e associar faturas a lançamentos (automatismos).