Reunião Livre TOConline - 09 setembro 2022
Temas abordados:
- O congresso a realizar em setembro. Nota dos problemas que surgiram no decurso do mês com a DPIVA.
- Novidades: Melhorias no cadastro de pessoal: passará a permitir que um trabalhador saia e volte a entrar e não seja necessário criar uma nova ficha, campo número de horas semanais. Melhorias nas funcionalidade do encerramento do contrato: passa a incluir o valor dos proporcionais de férias e Natal. Melhorias nos balancetes da analítica (vai ter a lógica das contas associadas).
Questões respondidas:
- Melhorias no extrato movimentos cartão de crédito: vai apresentar somas.
- Para aparecer no menu Salários/Organização, os recibos de vencimento, os mesmos devem ser entregues ao colaboradores. Não é possível anexar os recibos de vencimento assinados no menu recibos de vencimento, para ter os documentos assinados no TOConline deve envia-los por email, ou coloca-los no menu empresa/documentos.
- A análise linha a linha realizada pela AT está a gerar alguns arredondamentos nos documentos de conferência comunicados. Ficheiros SAFT com incongruências são rejeitados pela AT a partir de dezembro.
- O TOConline é um sistema integrado, sendo que o contabilista tem sempre acesso ao que o empresário realiza na plataforma, nota: o contabilista deve integrar as vendas na contabilidade. Nas mudanças de contabilidade a meio do ano, usando o SAFT de outro programa deverá ser feita mediante uma cópia de lançamentos entre exercícios.
- Mudança de contabilidade de outro programa a meio do ano para o TOConline.
- Contabilização do redébito das despesas de transporte.
- Como integrar as fichas dos ativos a meio do ano? EX. Criar a primeira ficha de ativo para obter o TEMPLATE Excel, para preencher com os dados do outro programa.
- Envio de declarações DMR e DRI. Como recuperar a senha de acesso ao TOConline pelo site (www.toconline.pt)
- Categorias de despesas. Lançar despesas sem direito à dedução.
- Criar uma conta caixa. Atribuir conta própria.
- Agradecimento à equipa do suporte do TOConline. Obtenção da guia da DRI.
- Problemas com a segurança social. Obtenção da guia da DRI. Execução dos pagamentos da DRI e DMR. Recomendação do envio do SAFT de vendas por webservice.
- Encerramento de contrato, correção aos dados da DRI (declaração de estorno, reabrir processamento, encerramento, finaliza), opções: novo envio da DRI ou realizar correção direta no site da segurança social.
- Colocar a morada do estabelecimento na fatura.
- Como colocar o código do estabelecimento.
- Mensagens de erros relacionadas com definições do browser.
- Erros na leitura do SAFT por parte da AT, recomendação: validar fisicamente os documentos com os dados com os dados da plataforma.
- Acesso aos documentos e informações do centro de ajuda.
- Reconciliação bancária: o recibo selecionado não consegue ser reconciliado, resolução: corrigir na gestão comercial. Erros na importação do SAFT para a plataforma derivam de problemas de dados do próprio ficheiro. Mapa de conferência de IVA apresenta documentos não finalizados. Salários, tipos de alterações no mês, baixas e preenchimento da DRI.
- Como afetar colaboradores a estabelecimentos de morada diferente?
- Cadastro de pessoal e e-mail dos colaboradores. Acessos. Formas de importação do SAFT das vendas.
- Relatório para a gestão.