O assistente de preparação será apresentado a qualquer utilizador com autorização de faturação, após entrar no programa. Neste formulário irão ser apresentadas todas as séries que cumprem os requisitos para serem criadas e comunicadas no novo ano, ou seja, todas as séries cujo prefixo incluam o ano, como por exemplo, 2023A.



O utilizador pode optar pelas séries a criar e comunicar para o ano seguinte. Aqui, já é possível visualizar o seu prefixo. 
As séries usadas no ano corrente estarão listadas para comunicar à AT caso venham a ser utilizadas no ano seguinte.



No passo seguinte do formulário, deverão ser introduzidos as credenciais da empresa de acesso à AT para efetuar a comunicação das séries, indicadas no passo anterior. Caso as senhas estejam no cofre ficam automaticamente preenchidas.



Por fim, as séries são criadas para o novo ano, para todos os documentos, e com as mesmas configurações que as séries do ano anterior. E a comunicação das séries é realizada para os tipos de documentos fiscalmente relevantes.


Nas empresas sem Gestão comercial irá surgir um formulário para criar apenas a série de 2023 para o registo de compras. Ao clicar em OK a série de 2023 será criada.