O assistente de preparação será apresentado a qualquer utilizador com autorização de faturação, após entrar no programa. Neste formulário irão ser apresentadas todas as séries que cumprem os requisitos para serem criadas e comunicadas no novo ano, ou seja, todas as séries cujo prefixo incluam o ano, como por exemplo, 2023A.
Para abrir novamente esta modal, aceda ao menu Empresa – Configurações – Assistente de configuração em “Comunicar séries”.

O utilizador pode optar pelas séries a criar e comunicar para o ano seguinte. Aqui, já é possível visualizar o seu prefixo.
As séries usadas no ano corrente estarão listadas para comunicar à AT caso venham a ser utilizadas no ano seguinte.

No passo seguinte do formulário, deverão ser introduzidos as credenciais da empresa de acesso à AT para efetuar a comunicação das séries, indicadas no passo anterior. Caso as senhas estejam no cofre ficam automaticamente preenchidas.

Por fim, as séries são criadas para o novo ano, para todos os documentos, e com as mesmas configurações que as séries do ano anterior. E a comunicação das séries é realizada para os tipos de documentos fiscalmente relevantes.

Nas empresas sem Gestão comercial irá surgir um formulário para criar apenas a série de 2023 para o registo de compras. Ao clicar em OK a série de 2023 será criada.

É obrigatório criar uma nova série por ano? Não. Se usa uma série com um prefixo não vinculativo a um ano fiscal, não necessita de criar uma nova série. Caso pretenda continuar com a série já criada também o pode fazer, no entanto não aconselhamos a usar séries com nomes de anos anteriores no atual para que assim não surjam más interpretações dos dados de faturação na analise contabilística e financeira da atividade comercial.