A aplicação TOConline para Shopify integra automaticamente os documentos fiscais gerados pelo TOConline, tais como facturas e notas de crédito, nas encomendas do Shopify. Esta funcionalidade oferece aos administradores e aos clientes um acesso prático e eficaz aos documentos fiscais, que podem ser consultados no backoffice da loja e na área pessoal do cliente.


1 - Emissão de faturas através do TOConline

A fatura-recibo correspondente é gerada automaticamente quando o cliente paga um pedido da Shopify. Esse processo ocorre sempre que o estado financeiro do pedido muda para o estado “PAGO”, seja por intervenção de pagamento feito pelo cliente na loja ou por um administrador.

Se, por algum motivo, a fatura-recibo não for gerada no momento do pagamento, ou se o pagamento for uma confirmação manual (por exemplo, transferência bancária), também é possível possível gerar a fatura de recibo manualmente utilizando os seguintes passos:

  • Aceda aos detalhes da encomenda no Shopify.
  • Confirmar que o estado da encomenda é PAGO.
  • Desloque-se para o painel APPs e localize a secção TOC Documents.
  • Clique no botão Generate Invoice.


2 - Emissão de Notas de Crédito

No caso de devoluções ou reembolsos, o TOConline gera automaticamente uma nota de crédito para corrigir os valores fiscais associados à encomenda original.

Para proceder a um reembolso no Shopify:

  • Aceda aos detalhes da encomenda em Shopify > Orders.
  • Clique no botão Refund.
  • Insira os valores a serem reembolsados para cada produto ou envio:
    • Amount de itens a serem reembolsados.
    • Amount do envio a ser reembolsado.
    • Clique em Refund.


Após o reembolso, o Shopify enviará os dados para o TOConline automaticamente. A geração de uma nota de crédito demora mais tempo do que um regresso automático para a página de encomenda.


Na maioria dos casos, um refresh logo após a devolução irá actualiza o bloco TOC Documents. Se não for esse o caso, volte a executar manualmente geração da nota de crédito.


O documento será sincronizado com o pedido na Shopify e aparecerá na seção Documentos para os clientes. Os clientes podem aceder ao documento através de um link personalizado no e-mail de notificação.


Também será emitida uma Nota de Liquidação para fins contabilísticos. Este documento só pode ser acedido diretamente a partir da sua conta no TOConline fora da sua loja online.