A aplicação TOConline para Shopify integra automaticamente os documentos fiscais gerados pelo TOConline, tais como facturas e notas de crédito, nas encomendas do Shopify. Esta funcionalidade oferece aos administradores e aos clientes um acesso prático e eficaz aos documentos fiscais, que podem ser consultados no backoffice da loja e na área pessoal do cliente.
1 - Emissão de faturas através do TOConline
A fatura-recibo correspondente é gerada automaticamente quando o cliente paga um pedido da Shopify. Esse processo ocorre sempre que o estado financeiro do pedido muda para o estado “PAGO”, seja por intervenção de pagamento feito pelo cliente na loja ou por um administrador.
Se, por algum motivo, a fatura-recibo não for gerada no momento do pagamento, ou se o pagamento for uma confirmação manual (por exemplo, transferência bancária), também é possível possível gerar a fatura de recibo manualmente utilizando os seguintes passos:
- Aceda aos detalhes da encomenda no Shopify.
- Confirmar que o estado da encomenda é PAGO.
- Desloque-se para o painel APPs e localize a secção TOC Documents.
- Clique no botão Generate Invoice.
2 - Emissão de Notas de Crédito
No caso de devoluções ou reembolsos, o TOConline gera automaticamente uma nota de crédito para corrigir os valores fiscais associados à encomenda original.
Para proceder a um reembolso no Shopify:
- Aceda aos detalhes da encomenda em Shopify > Orders.
- Clique no botão Refund.
- Insira os valores a serem reembolsados para cada produto ou envio:
- Amount de itens a serem reembolsados.
- Amount do envio a ser reembolsado.
- Clique em Refund.
Após o reembolso, o Shopify enviará os dados para o TOConline automaticamente. A geração de uma nota de crédito demora mais tempo do que um regresso automático para a página de encomenda.
Na maioria dos casos, um refresh logo após a devolução irá actualiza o bloco TOC Documents. Se não for esse o caso, volte a executar manualmente geração da nota de crédito.
O documento será sincronizado com o pedido na Shopify e aparecerá na seção Documentos para os clientes. Os clientes podem aceder ao documento através de um link personalizado no e-mail de notificação.
Também será emitida uma Nota de Liquidação para fins contabilísticos. Este documento só pode ser acedido diretamente a partir da sua conta no TOConline fora da sua loja online.