Para os utilizadores que desejam utilizar a contabilidade analítica, o primeiro passo deverá ser selecionar a respetiva opção na criação do exercício fiscal. Saiba como criar um exercício fiscal no TOConline, clicando aqui.


De alertar que a utilização da contabilidade analítica pressupõe o preenchimento obrigatório da rubrica e centro(s) de custo em todos os lançamentos que movimentem as contas de classe 6 e 7 e, opcionalmente, as contas da classe 31. 


De seguida, deve-se proceder à criação dos centros de custo, por acesso à opção de menu Empresa > Configuração > Centros de Custo. Em paralelo, poderá adicionar e editar as rubricas já existentes, no menu Empresa > Configuração > Rubricas.


A utilização de contabilidade analítica, no TOConline, passa por três etapas:



Nos cenários de centros de custo permanentes (como, por exemplo, departamentos, secções, áreas funcionais, áreas de negócio), pode igualmente estabelecer-se a ligação / configuração entre a(s) rubrica(s) analítica(s) e o(s) centro(s) de custo, no sentido de obter o pré-preenchimento da imputação aos centros de custo com a seleção da rubrica no lançamento. 


No exemplo abaixo, e sempre que num lançamento de vendas seja selecionada a rubrica 010101 - Vendas A, a aplicação, automaticamente, repartirá o rendimento de acordo com a distribuição percentual definida como regra. Naturalmente que, no próprio lançamento, esta imputação poderá ser corrigida.



No lançamento, sempre que selecionada a rubrica anteriormente configurada, é sugerida a imputação do rendimento / gasto, de acordo com a regra percentual. Esta distribuição poderá ser sempre editada / alterada no lançamento. 



É igualmente dada a possibilidade de se estabelecer a ligação / configuração das contas da contabilidade geral com a(s) rubrica(s) analítica(s) e centro(s) de custo, no sentido de obter o pré-preenchimento das rubricas e respetivas imputações aos centros de custo no lançamento, através do menu Contabilidade > Planos > Analítica.



Esta parametrização analítica também pode ser realizada nos produtos, serviços e categorias de despesa. 


Relativamente à parametrização / ligação dos salários com a contabilidade analítica, e após a criação dos centros de custo, há que aceder à ficha de cada um dos colaboradores e, no campo Centro de Custo, configurar a regra de imputação dos gastos com remunerações aos centros de custo. 


Adicionalmente, deverá configurar os abonos e descontos, no menu Salários > Configurações > Ligação à contabilidade.