O separador Abonos e Descontos, disponível no menu Salários > Configurações > Abonos e descontos, permite o acesso às configurações dos Abonos e Descontos. A aplicação apresenta uma listagem completa de abonos e descontos correntemente utilizados no processamento salarial, distribuídos por categorias. 



Todos os abonos e descontos disponibilizados pela aplicação apresentam parametrizações tipificadas, estando, no entanto, habilitado o utilizador a ajustar as parametrizações conforme as suas necessidades. De salientar que as definições incutidas nos abonos e descontos influenciam os processamentos.


Todos os abonos e descontos existentes são criados internamente, de forma a garantir o correto preenchimento das declarações.


1 - Listagem de Abonos e Descontos: Apresenta os abonos e descontos disponibilizados. 
2 - Pesquisa Livre: Permite a pesquisa de Abonos e Descontos por introdução do Código ou da Descrição. 
3 - Filtros de Contexto: O filtro Categoria e Tipo permite a aplicação de filtro dos Abonos e Descontos a apresentar por Categoria e/ou Tipo. 
4 - Código: Ao clicar no Código é encaminhado para a caixa de edição do Abono ou Desconto. 
5 - Menu Deslizante: A seta de menu deslizante permite o acesso às seguintes operações: Editar (abre a caixa de diálogo do Abono ou Desconto para edição) e Duplicar (permite a duplicação do abono, ficando este em linha, abaixo do abono original.  


Os abonos e descontos que apresentam um cadeado à esquerda do respetivo código não são passíveis de duplicação.



Consulta e Parametrização de Abonos


Acedendo à página de Abonos e Descontos e clicando no Código do Abono pretendido, poderá aceder à caixa de diálogo de edição do abono e promover as alterações de configuração que entender.


Código e Descrição: Os campos Código e Descrição, não editáveis, apresentam o código interno e a descrição do abono.
Opções de Parametrização: A opção Usado para Cálculo do Custo Hora do Colaborador? permite definir se o abono é considerado para efeitos do cálculo do custo hora do colaborador. A opção Afeta Subsídio de Férias? permite definir se o abono é considerado para cálculo do Subsídio de Férias do colaborador. A opção Afeta Subsídio de Natal? permite definir se o abono é considerado para cálculo do Subsídio de Natal do colaborador.
Descrição para o Recibo de Vencimento: O campo Descrição para o Recibo de Vencimento permite a introdução de uma descrição do abono diferente da definida no campo Descrição e que será apresentada nos Recibos de Vencimento.
Unidade: O campo Unidade, não editável, apresenta a unidade de medida e cálculo do abono.
Base de Cálculo para Efeitos de IRS: O campo Base de Cálculo para Efeitos de IRS permite definir o comportamento do abono no apuramento dos valores de retenção de IRS: se soma à base de IRS, se tem uma base de cálculo independente para efeitos de IRS ou se não tem retenção de IRS. 


Descontos Aplicáveis ao Abono: O separador Descontos Aplicáveis ao Abono permite a seleção, no campo Código, das Entidades para as quais são efetuadas deduções ao Abono, de entre a Tabela de Entidades, de acordo com as regras de desconto definidas para a Entidade. A Tabela de Entidades deverá ser configurada no menu Configurações (clique aqui para saber mais sobre a Tabela de Entidades).



Códigos para Declarações Fiscais: Os campos do separador Códigos para Declarações Fiscais, não editáveis, são preenchidos automaticamente pela aplicação e apresentam os códigos e informações para as respetivas Declarações.
Contas Membros de órgão sociais: Permite definir a conta a movimentar na Contabilidade Geral para os Membros dos Órgãos Sociais pelo valor do Abono.
Contas Pessoal: Permite definir a conta a movimentar na Contabilidade Geral para o Pessoal em geral pelo valor do Abono.
Rubrica analítica:  Permite a definição da conta a movimentar na Contabilidade Analítica ou de Custos pelo valor do Abono.



Configuração para as seguradoras: A opção Comunicar à seguradora permite definir se o abono deve ser incluído no ficheiro Eur para entregar à seguradora. Para saber mais acerca da geração do ficheiro normalizado para entregar à seguradora no TOConline, clique aqui.


Por omissão a opção Comunicar à seguradora surge selecionada nos abonos que estão sujeitos a Segurança Social. Nos restantes abonos, é possível realizar esta configuração e indicar o Código a ser comunicado à seguradora. 

No caso dos abonos A026 e A027, é possível parametrizar o campo Valor da remuneração, definindo se pretende comunicar no ficheiro Eur, o total processado de ajudas de custo ou apenas o valor sujeito a segurança social.


Consulta e Parametrização de Descontos


Acedendo à página de Abonos e Descontos e clicando no Código do Desconto pretendido, poderá aceder à caixa de diálogo de edição do desconto e promover as alterações de configuração que entender.


Código e Descrição: Os campos Código e Descrição, não editáveis, apresentam o código interno e a descrição do desconto.
Opções de Parametrização: A opção Afeta Subsídio de Férias? permite definir se o desconto é considerado para cálculo do Subsídio de Férias do colaborador. A opção Afeta Subsídio de Natal? permite definir se o desconto é considerado para cálculo do Subsídio de Natal do colaborador.
Descrição para o Recibo de Vencimento: Permite a introdução de uma descrição do desconto diversa da definida no campo Descrição e que será apresentada nos Recibos de Vencimento.


Códigos para declarações fiscais: Os campos do separador Códigos para Declarações Fiscais, não editáveis, são preenchidos automaticamente pela aplicação e apresentam os códigos e informações para as respetivas Declarações.
Contas Membros de órgãos sociais: Permite definir a conta a movimentar na Contabilidade Geral para os Membros dos Órgãos Sociais pelo valor do Desconto.
Contas Pessoal: Permite definir a conta a movimentar na Contabilidade Geral para o Pessoal em geral pelo valor do Desconto.
Analítica: Permite a definição da conta a movimentar na Contabilidade Analítica ou de Custos pelo valor do Desconto.