A listagem de Categorias de Despesa apresenta as Categorias e as Subcategorias de Despesa apresentadas por omissão no programa. Estas podem ser editadas e configuradas pelo utilizador.  Poderá aceder à listagem através do menu  Empresa > Itens > Categorias de Despesas. 



Em cada categoria apresentada, ao clicar na seta de expansão, são apresentadas as subcategorias de despesa, na dependência da Categoria Pai.



É possível criar uma nova Categoria de Despesa dependente de cada categoria pai, clicando no botão "+", no canto superior esquerdo e selecionando Nova categoria de despesa dependente, ou, então, abrindo o menu deslizante, disponível na linha da categoria dependente pretendida.




As categorias de despesa são apresentadas, por defeito, em tabela ordenada, com o respetivo código de conta associado. Caberá ao contabilista certificado a parametrização e detalhe das categorias de despesa e o seu enquadramento com o Plano de Contas, na Contabilidade.


Código: Este código permite identificar a categoria de despesa.
Nome: Campo de preenchimento obrigatório que permite a identificação da Categoria / Subcategoria de Despesa.
Categoria Pai: Permite a definição da Categoria de Despesa principal, à qual se pretende associar a Subcategoria de Despesa que está a ser criada.
Código da Taxa: Permite a definição do tipo de Taxa de IVA aplicável à Despesa – Normal, Reduzida, Intermédia ou Isenta.
Percentagem Dedutível: Permite a introdução da taxa de dedutibilidade do IVA suportado na compra associada à despesa.
Visível para Empresário e Colaborador: Ao colocar o visto na opção Visível para empresário e colaborador, está a indicar que a Categoria / Subcategoria de Despesa será apresentada na área de trabalho do empresário e dos colaboradores. Esta funcionalidade permite ao Contabilista Certificado definir e limitar as categorias e subcategorias de despesa apresentadas aos utilizadores.
Texto de Ajuda: 
Este campo de texto, de introdução livre, permite a inserção de notas e observações auxiliares pelo contabilista certificado, que poderão ser consultadas / visualizadas pelos utilizadores no momento da pesquisa e registo das despesas.



Definições no Plano SNC: Através do campo Variável, é possível associar Variáveis do Plano de Contas à categoria de despesa, para que seja possível o programa sugerir automaticamente a conta movimento, no lançamento de sugestão de compra. Para adicionar a condição definidas nos campo Variável e Valor às Definições no plano SNC, deve-se clicar em Adicionar.



Filtros de pesquisa


No topo da página, existe um campo de pesquisa livre que permite a busca das Categorias de Despesa por introdução do Código ou Nome. Ao clicar em Ver todos os filtros, o filtro de seleção Visível permite a apresentação das Categorias de Despesa marcadas como visível Ao empresário, colaboradores e contabilista ou visível Apenas para o contabilista



É possível editar as categorias de despesa para alterar a sua parametrização / configuração, assim como configurar a analítica, através do menu deslizante situado do lado direito de cada  Categoria / Subcategoria de Despesa.




Configuração da dedutibilidade de IVA das categorias de despesa em empresas isentas de IVA


As empresas e trabalhadores independentes enquadrados nos regimes de isenção simples em IVA, e que portanto não liquidam IVA nas suas operações, mas também não têm direito à dedução do imposto suportado nas aquisições, deixam de ter necessidade de parametrizar a dedutibilidade do IVA diretamente nas categorias de despesa, para que a sugestão na contabilidade respeite o enquadramento.


Para ter acesso a esta funcionalidade, é necessário preencher, na ficha da empresa, o campo Enquadramento em IVA, com Isenta e escolher o respetivo motivo de isenção aplicável à empresa.



Com esta parametrização, as sugestões de contabilização das faturas de compra e despesa deixam de obedecer às regras de dedutibilidade de IVA definidas na configuração das categorias de despesas, sendo automaticamente sugeridas as subcontas de IVA não dedutível aplicáveis e os respetivos códigos de IVA.