O menu Compras > Stocks > Acertos de Stock confere o acesso à criação dos documentos de Regularização de Stock, Acerto de Quantidade e Definição de Stock, apresentando, em linha, os documentos de regularização criados.




 Definição de stock


O documento Definição de Stock permite a regularização da quantidade e do PCM (Preço de Custo Médio) das Existências. De salientar que a Definição de Stock, uma vez que permite a definição de um novo PCM, ignora o PCM histórico, apurado a partir dos movimentos de stock anteriores. Caso pretenda efetuar uma alteração nas quantidades de stock deverá efetuar um Acerto de Quantidade, saiba mais clicando aqui.




Para proceder à emissão de uma Definição de Stock, bastará clicar no botão + Definição de stock, sendo encaminhado para a caixa de seleção da data de emissão do documento. Selecionada a data de emissão pretendida, será encaminhado para a caixa de diálogo de emissão do documento de regularização.


Em alternativa, a Definição de stock poderá ser realizada a partir do carregamento de um ficheiro Excel. Para tal, primeiramente, deverá ser descarregado o Excel para contagem, no menu  Compras > Stocks > Acertos de stock, à direita. Depois de preenchido, o ficheiro deverá ser carregado através da seleção da seta cinzenta que aparece à direita do botão + Definição de stockclicando em Carregar inventário.



Deverá, assim, indicar a data da definição de stock e carregar o ficheiro Excel, clicando na área designada para o efeito, ou arrastando o ficheiro para a área.



Note-se que, quando é criado um documento de Definição de stock ou Acerto de quantidade numa determinada data, se já existirem documentos deste tipo (definições e/ou acertos) criados anteriormente, não será possível editar os documentos primeiramente gerados.