Aceder às configurações

Pode aceder às configurações do sistema de Gestão de Ausência através de:

 

1. Menu Empresa » Configurações » Assistente de Configuração. Na secção Convide os seus colaboradores, clique no botão Configurar e ativar Férias & Ausências → onde será redirecionado para a página do ponto 2.


2. Menu Empresa » Configurações » Dados da Empresa, secção Gestão de Ausências.



Opções de Configuração

Nº de dias de férias

Preencha o campo do “Nº de dias de férias”, este campo define os dias de férias anuais atribuídos por padrão aos colaboradores (Pode ser sobrescrito individualmente na ficha de cada colaborador).


Exemplo: Se a empresa atribui 25 dias, preencha “25”.


Data de início de utilização

Define a partir de que momento as ausências começam a ser integradas no processamento salarial.

Tenha em consideração que as ausências anteriores a esta data:

  • Apenas serão tidas em conta para controlo de saldos de dias de férias.
  • Não serão refletidas no recibo de vencimento.


Após o primeiro processamento salarial com esta configuração, este campo ficará bloqueado.


Responsáveis de aprovação de férias e ausências

Nesta secção encontra uma breve explicação da importância de configurar os responsáveis de aprovação da sua empresa. Para instruções mais detalhadas, aceda a este artigo do manual de ajuda »


Estado do sistema de Gestão de Férias e Ausências

A opção "Sistema de Férias e Ausências visível para todos os colaboradores da empresa” permite gerir se a funcionalidade está ou não ativa para a empresa.


Quando ativada:

  • O menu Gestão de Ausências fica visível e acessível para todos os colaboradores.
  • Todas as ações (registos e alterações de ausências) passam a estar registadas no sistema.
  • O processamento salarial (se usado) é automaticamente populado pelo mapa de ausências de cada colaborador.


Quando desativada:

  • Todas as ausências com estado diferente de “Processado” serão removidas do sistema.
  • Ao reativar, ausências realizadas durante o período inativo não serão registadas.