Contas bancárias
As contas bancárias da empresa são uma entidade transversal aos vários módulos do programa.
- Na Gestão Comercial (Vendas e Compras) devem ser indicadas sempre que ocorre um recebimento de um cliente por transferência bancária ou cartão de crédito, ou quando é realizado um pagamento a fornecedor.
- No módulo de Salários, na ficha de cadastro de cada colaborador é indicada a conta pela qual a empresa paga aos seus colaboradores.
- Na Contabilidade, cada um dos registos de conta bancária é associado a uma subconta específica do código de contas SNC, através das variáveis:
- "Banco DO" - Para contas do tipo depósitos à ordem e da variável;
- "Cartão de Crédito" - Para contas relativas a cartões de crédito;
- "Banco Outros" - Para as contas do tipo Outros depósitos bancários.
- Nas Reconciliações para sugestão automática de emissão de recibos e pagamentos a fornecedores e para associação de movimentos do banco aos lançamentos na contabilidade.
A indicação correta da conta nas operações de recebimento e pagamento é fundamental para os automatismos de associação automática do módulo de reconciliações bancárias e para as sugestões de lançamentos na conta correta da contabilidade.
Área Contas Bancárias
A área Contas Bancárias está disponível no menu Bancos > Consultas > Contas.
Este menu também se encontra disponível em Salários > Configurações > Empresa, caso o utilizador tenha acesso ao módulo de Salários.
Esta área confere o acesso à listagem de contas bancárias e à criação e configuração de novas contas bancárias, de que é titular a entidade e que podem ser utilizadas para o processamento dos pagamentos de remunerações.
1 - Botão Nova Conta Bancária: Permite a abertura da caixa de diálogo de criação e parametrização de uma nova Conta Bancária.
2 - Listagem de Contas Bancárias: Apresenta, em linha, as Contas Bancárias criadas, com identificação do nome da conta, do tipo de conta, do Banco, do IBAN e da Subconta atribuída.
3 - Estado da ligação: Neste campo é possível verificar se a conta bancária dispõe de integração bancária, a partir da funcionalidade M Contabilidade, sendo possível assim, obter a atualização automática dos movimentos bancários.
Se a conta bancária respeita a outros bancos, que não o Millennium BCP, surgirá, neste campo, a data de validade do consentimento obtido.4 - Menu Deslizante: Permite o acesso às seguintes operações: Editar, abre a caixa de diálogo da Conta Bancária para edição; Extrato Bancário que redireciona para o menu Extratos; Ocultar, permite omitir a Conta Bancária; Eliminar, permite a eliminação da Conta Bancária.5 - Filtros de pesquisa: Poderá utilizar o campo de Pesquisa livre para introduzir, por exemplo, o nome do banco.
Como criar uma conta bancária?
Para proceder à criação de uma nova Conta bancária, deverá clicar no botão circular, no canto superior direito e selecionar a opção Nova Conta Bancária.
Ao criar uma conta bancária, tem a possibilidade de criar uma conta de Depósitos à ordem, Cartão de crédito ou Outros depósitos bancários, através do campo Tipo de Conta.
No formulário de criação deverá escolher o Banco, no campo respetivo. Ao escolher um Banco da lista apresentada será automaticamente preenchido o início do IBAN e o SWIFT.
No entanto, caso a instituição bancária em questão não esteja listada deverá escolher a opção "Outro..." e no campo Nome de conta escrever o nome da instituição em causa.
Banco: permite a seleção da entidade bancária à qual pertence a conta.Nome da Conta: descrição livre para identificação da conta pelo utilizador.
Tipo de conta: permite a seleção do tipo de conta bancária e pode assumir os valores: Depósitos à ordem, Cartão de crédito ou Outros depósitos bancários
Saldo inicial: permite a definição do Saldo Inicial a definir para a Conta Bancária. Trata-se de um campo utilizado antes do lançamento do módulo de Reconciliações Bancárias, para representar o saldo no início de utilização do programa. Saiba mais acerca do módulo de Reconciliações Bancárias, clicando aqui. Com a introdução deste módulo, o saldo inicial é identificado através da importação do extrato bancário. Saiba como importar um extrato bancário, clicando aqui.
SEPA c/pagamento único: permite gerar um ficheiro SEPA onde a identificação da conta de origem é apresentada apenas uma vez, ou seja, indica se o formato de ficheiros de pagamentos SEPA, para carregamento no banco, deve indicar um único movimento de pagamento (saída) e depois todas as contas destino, ou um registo com a saída e a entrada por cada uma das transferências de pagamento a realizar.
IBAN: permite a introdução do International Bank Account Number, composto por 25 caracteres, a que equivale o NIB precedido de PT50.
SWIFT: permite a introdução do código de identificação da instituição bancária, para transferências internacionais (o código SWIFT foi, na verdade, instituído pela norma ISO 9362 e, trata-se de um código gerido pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, cuja sigla é SWIFT).
Débito Direto SEPA: Se utilizar a funcionalidade de recebimento de faturas por débito direto deve selecionar esta opção e indicar o código atribuído pelo banco no campo Identificador do credor, sendo este um código, atribuído pelo banco para o contrato de débito direto, que serve para identificar a empresa como credora dos débitos a realizar nas contas dos clientes que aceitaram o pagamento por débito direto das faturas.
Para criar um Cartão de crédito apenas é necessário escolher essa opção no campo Tipo de Conta. Ao escolher este tipo de conta o formulário é adaptado para indicar a Conta DO associada ao cartão e definir o Nome do Cartão. No campo Número do cartão de crédito é necessário indicar os 4 últimos dígitos do mesmo.