Contas bancárias

As contas bancárias da empresa são uma entidade transversal aos vários módulos do programa.


  • Na Gestão Comercial (Vendas e Compras) devem ser indicadas sempre que ocorre um recebimento de um cliente por transferência bancária ou cartão de crédito, ou quando é realizado um pagamento a fornecedor. 
  • No módulo de Salários, na ficha de cadastro de cada colaborador é indicada a conta pela qual a empresa paga aos seus colaboradores.
  • Na Contabilidade, cada um dos registos de conta bancária é associado a uma subconta específica do código de contas SNC, através das variáveis:
    • "Banco DO" - Para contas do tipo depósitos à ordem e da variável;
    • "Cartão de Crédito" - Para contas relativas a cartões de crédito;
    • "Banco Outros" - Para as contas do tipo Outros depósitos bancários.
  • Nas Reconciliações para sugestão automática de emissão de recibos e pagamentos a fornecedores e para  associação de movimentos do banco aos lançamentos na contabilidade.


A indicação correta da conta nas operações de recebimento e pagamento é fundamental para os automatismos de associação automática do módulo de reconciliações bancárias e para as sugestões de lançamentos na conta correta da contabilidade.



Área Contas Bancárias


A área Contas Bancárias está disponível no menu Empresa > Bancos > Contas bancárias.



Este menu também se encontra disponível em Salários > Configurações > Empresa, caso o utilizador tenha acesso ao módulo de Salários.



 

Esta área confere o acesso à listagem de contas bancárias e à criação e configuração de novas contas bancárias, de que é titular a entidade e que podem ser utilizadas para o processamento dos pagamentos de remunerações.


1 - Botão Nova Conta Bancária: Permite a abertura da caixa de diálogo de criação e parametrização de uma nova Conta Bancária.
2 - Listagem de Contas Bancárias: Apresenta, em linha, as Contas Bancárias criadas, com identificação do Banco, da respetiva Descrição, do IBAN, do SWIFT e da Subconta atribuída.
3 - Menu Deslizante: Permite o acesso às seguintes operações: Editar, abre a caixa de diálogo da Conta Bancária para edição; Eliminar, permite a eliminação da Conta Bancária.
4 - Filtros de contexto: Permite a aplicação de filtro das contas bancárias a apresentar por Tipo de Conta. Poderá ainda utilizar o campo de Pesquisa livre para introduzir, por exemplo, o nome do banco.



Como criar uma conta bancária?


Para proceder à criação de uma nova Conta bancária, deverá clicar no botão Nova Conta Bancária. Será encaminhado para a caixa de diálogo de criação de uma nova conta bancária, onde deverá proceder ao preenchimento de todos os campos, sendo que os que contêm asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Para concluir, bastará clicar em Gravar. 


Nome da Conta: descrição livre para identificação da conta pelo utilizador.
Tipo de conta: permite a seleção do tipo de conta bancária e pode assumir os valores: Depósitos à ordem, Cartão de crédito ou Outros depósitos bancários
Saldo inicial: permite a definição do Saldo Inicial a definir para a Conta Bancária. Trata-se de um campo utilizado antes do lançamento do módulo de Reconciliações Bancárias, para representar o saldo no início de utilização do programa. Saiba mais acerca do módulo de Reconciliações Bancárias, clicando aqui. Com a introdução deste módulo, o saldo inicial é identificado através da importação do extrato bancário. Saiba como importar um extrato bancário, clicando aqui.
SEPA c/pagamento único: permite gerar um ficheiro SEPA onde a identificação da conta de origem é apresentada apenas uma vez, ou seja, indica se o formato de ficheiros de pagamentos SEPA, para carregamento no banco, deve indicar um único movimento de pagamento (saída) e depois todas as contas destino, ou um registo com a saída e a entrada por cada uma das transferências de pagamento a realizar.
Banco: permite a seleção da entidade bancária à qual pertence a conta.
IBAN: permite a introdução do International Bank Account Number, composto por 25 caracteres, a que equivale o NIB precedido de PT50.
SWIFT: permite a introdução do código de identificação da instituição bancária, para transferências internacionais (o código SWIFT  foi, na verdade, instituído pela norma ISO 9362 e, trata-se de um código gerido pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, cuja sigla é SWIFT).
Débito direto core: Se utilizar a funcionalidade de recebimento de faturas por débito direto deve selecionar esta opção e indicar o código atribuído pelo banco no campo Identificador do credor, sendo este um código, atribuído pelo banco para o contrato de débito direto, que serve para identificar a empresa como credora dos débitos a realizar nas contas dos clientes que aceitaram o pagamento por débito direto das faturas.


O programa disponibiliza uma listagem de instituições bancárias, contudo se não localizar a instituição bancária a criar, ao escrever o nome da instituição no campo Banco, este será assumido.