A aplicação de retenção numa fatura, é efetuada aquando da criação da mesma (saiba como criar uma fatura, clicando aqui), através do preenchimento do campo Retenção com a percentagem de retenção a aplicar à fatura.
Após preenchimento do campo Retenção, surge a opção No pagamento. Caso não selecione esta opção, a retenção será calculada na própria fatura (retenção no documento). Desta forma, é dada indicação ao seu cliente na própria fatura de que tem de lhe efetuar a retenção. Esta opção é a mais semelhante à emissão de uma fatura-recibo no portal das finanças.
Selecionando a opção No pagamento, a retenção não será calculada na própria fatura, mas apenas no momento do recebimento (retenção no pagamento), pelo que a fatura fará apenas menção à retenção a aplicar não efetuando qualquer cálculo.
No campos dos Totais é possível consultar valor da retenção aplicado e o valor total com IVA, dependendo se a retenção é feita na fatura ou no pagamento.
No momento da emissão do recibo relativo às faturas, em ambos os casos, será tido em conta o valor da retenção.