Para controlo de valores pendentes do exercício anterior, tem a possibilidade de criar um registo de saldo inicial para cada cliente com o detalhe por documento pendente. 


Criação de um Saldo Inicial


1. Selecionar o botão criar Saldo Inicial


Pode criar um saldo inicial acedendo ao menu Vendas > Contas Correntes > Saldos iniciais.



De seguida, deverá clicar no botão "+", localizado no canto superior esquerdo, tal como indica a imagem abaixo.



No menu deslizante pode optar diretamente por criar outros documentos internos, como nota de lançamento a débito, ou nota de lançamento a crédito. 



2. Preenchimento dos campos do Saldo Inicial



2.1. Separador Dados do Documento

Deve selecionar a data para registo de saldos iniciais que pretende que o TOConline assuma para registo dos pendentes de cada cliente. 


A data terá que ser anterior ao primeiro documento existente para o cliente em causa.


2.2. Separador Dados do Cliente

Ao preencher o cliente no documento:

  1. Se o cliente estiver previamente criado, ao digitar o campo nome ou o campo NIF é efetuada uma pesquisa por aproximação e ao selecionar uma das sugestões os dados do cliente são preenchidos automaticamente no documento;
  2. Se o cliente não existir, poderá preencher o nome, NIF e morada. Ao gravar o documento o cliente será criado na tabela de clientes.

2.3. Corpo do Documento 

Deve aqui introduzir os documentos pendentes do cliente selecionado. No campo Documento deve indicar o número do documento pendente e no campo Valor pendente deve introduzir o valor total do documento a receber do cliente. Pode colocar a % a reter no pagamento ou, caso a percentagem não incida sobre o valor total do pendente, poderá colocar o valor efetivo da retenção.



Emissão de um recibo para um Saldo Inicial


Após criação do Saldo Inicial, no menu Vendas > Contas Correntes > Saldos iniciais são apresentados todos os documentos registados, podendo selecionar o saldo inicial e entrar no detalhe deste para fazer alterações necessárias.


No menu deslizante do lado direito pode selecionar diferentes opções que lhe permitem Editar ou Anular o documento e bem como selecionar a opção Emitir recibo, sobre os documentos pendentes, que foram criados no registo de saldos iniciais.


 

Durante a criação do recibo, além do preenchimento da data de recebimento e do método de pagamento, deverá selecionar os documentos que pretende liquidar. Poderá alterar, também o valor recebido, no caso de pretender emitir um recibo parcial.