As Demonstrações Financeiras estão disponíveis por acesso ao menu Contabilidade > Relatórios > Demonstração Financeiras.



No menu das Demonstrações Financeiras estão, assim, disponíveis o Balanço, a Demonstração de resultados por naturezas e a Demonstração de Fluxos de Caixa.


 

Balanço 


O Balanço pode ser extraído com as configurações do plano SNC ou com as taxonomias. Poderá selecionar a configuração que pretende no campo Configurações do Balanço, na secção dos filtros de obtenção do relatório.


A geração das demonstrações financeiras com base nas taxonomias permite validar se as contas estão a ser preparadas de acordo com a imagem verdadeira e apropriada da posição financeira e desempenho da atividade. Possibilita também a verificação da associação das contas às taxonomias, às contas e às rubricas das demonstrações financeiras. 


Se gerar uma mensagem de erro na obtenção através das taxonomias, deverá validar os lançamentos relativos às contas em questão e fazer uso do relatório de conformidade para auxiliar na compreensão e resolução do erro. 

 

Sendo que o Balanço Configuração Plano SNC é preenchido com base nas configurações efetuadas no menu Contabilidade >Planos >Demonstrações Financeiras, caso existam contas por configurar neste menu, o Balanço poderá apresentar erros, no momento de visualização. Assim, se os erros forem evidenciados na extração com base no plano SNC, tal como já referido, deverá aceder ao menu supracitado e aplicar as categorias do balanço pretendidas nas contas mencionadas.




Demonstrações de Resultados por Natureza

 

Do mesmo modo que o Balanço, a Demonstração de Resultados pode ser gerada através do plano SNC ou com base nas taxonomias. 


Caso sejam devolvidos erros de falta de configuração de contas nas Demonstrações de Resultados geradas através da Configuração Plano SNC, deverá, de igual forma, aceder ao menu Contabilidade >Planos >Demonstrações Financeiras e aplicar a Categoria na demonstração de resultados, nas contas respetivas.

 

 


Demonstração de Fluxos de Caixa

 

A Demonstração de Fluxos de Caixa é gerada de acordo as rubricas, cuja configuração está disponível por acesso ao menu Contabilidade > Configurações > Fluxos de Caixa.

 

 

Para aplicação de Fluxos de Caixa nos lançamentos do exercício em causa, deverá ser selecionada a opção Usa fluxos de caixa? aquando da criação do exercício. Caso efetue essa seleção posteriormente, editando as configurações do exercício, todos os lançamentos terão de ser, primeiramente, reabertos e, após ativação desta opção, o fluxo de caixa deverá ser aplicado, manualmente, em todos os lançamentos previamente criados. Saiba como configurar um exercício, clicando aqui.