A criação de pagamentos a fornecedor pode ser efetuada no menu Compras > Faturas, selecionando o menu onde se encontra o documento que pretende regularizar.


Posto isto, para proceder à emissão de Pagamento a Fornecedor, deverá começar por colocar o visto na caixa de seleção à esquerda do Número do Documento a pagar e clicar em Emitir pagamento, ou, em alternativa, na linha do documento a liquidar, aceder ao menu deslizante e selecionar Emitir pagamento.


 

Após a seleção da opção Emitir Pagamento é apresentada a caixa de diálogo de emissão de pagamento.


Aqui, deverá ser selecionada a data do pagamento, bem como o método de pagamento utilizado. De acordo com o método de pagamento selecionado, irão aparecer novos campos para preenchimento, com maior detalhe, da forma de pagamento.


Na secção de Documentos a liquidar, serão apresentados todos os documentos por liquidar do fornecedor, sendo que o(s) documento(s) selecionado(s) anteriormente aparecerão já marcados. Os documentos a liquidar podem ser alterados por colocação ou remoção do visto nas caixas de seleção dos documentos, à esquerda do campo Documento.


O valor a liquidar para cada um dos documentos pode ser alterado, no caso de pretender regularizar apenas parcialmente o documento em causa, bastando, para isso, introduzir o valor pretendido no campo Valor pago.  


Pode, também, ser introduzido o valor de um desconto no pagamento por preenchimento do campo % desc. financ. ou Valor desc.. O preenchimento destes campos terá impacto no preenchimento do campo Valor pago.


O campo de Observações internas permite o registo de notas e comentários internos, disponíveis para posterior consulta, mas não impressos no documento, enquanto o campo Observações permite o registo de notas e comentários a serem apresentados na impressão.


O campo Série permite selecionar a série de documento a usar na criação do pagamento.


Uma vez o documento criado, pode ser consultado na listagem de documentos acedida através do menu Compras > Faturas > Pagamentos.

 

Na linha do documento, acedendo ao menu deslizante,  é possível realizar várias ações como:

  • Imprimir - permite a impressão do documento.
  • Descarregar - permite o download do documento de Pagamento em formato de leitura PDF.
  • Ver/Editar sugestão - abre um novo separador, no menu Contabilidade, onde é possível visualizar e editar o lançamento associado a este documento .


Além da consulta da listagem de documentos, é também possível pré-visualizar o documento. Do lado direito, aparecerão três botões de visualização:

  • Comercial - permite pré-visualizar o documento criado.
  • Anexos - permite pré-visualizar os anexos associados ao documento a partir do arquivo digital.
  • Contabilidade - permite pré-visualizar o lançamento contabilístico gerado a partir do documento criado.


Ainda através deste menu, é possível finalizar a sugestão de lançamento do pagamento selecionando a opção Finalizar CTB. Esta opção deve apenas ser selecionada depois de verificada a sugestão de lançamento no separador Contabilidade e caso não seja necessário proceder com alterações ao lançamento. De notar também, que esta opção aparece apenas quando existe um exercício selecionado (canto superior direito).


Note-se que, a qualquer momento, os documentos associados ao pagamento podem ser consultados por seleção da seta de expansão.



Além disso, no mesmo menu, clicando em Ver todos os filtros é possível utilizar os diversos filtros para pesquisar determinados documentos.


Estes filtros permitem pesquisar introduzindo texto livre (por exemplo, através da referência de determinado documento), ou a seleção entre diversos filtros pré-definidos. 


Deve ser ressalvado que os filtros de todos os menus funcionam de forma complementar, o que significa que, a título de exemplo, se for introduzida determinada referência de um documento com uma determinada data, deve-se ter a certeza de que os campos Emitido desde e Emitido até incluem essa mesma data.