A utilização de Tipos de Documento, complementada pela associação do respetivo número, permite evitar, na generalidade dos casos, a introdução de descritivos ou observações adicionais ao lançamento, facilitando a referenciação do movimento ao respetivo suporte documental.


A tabela de Tipos de Documentos está disponível na opção de menu Contabilidade > Configurações >Tipos de Documentos.



Este menu apresenta os tipos de documentos mais comuns, respeitando, naturalmente, os tipos de documentos existentes nos módulos de Vendas, Compras, Stocks e Salários. 

Estes tipos de documentos não podem ser alterados, atendendo a que são referenciados e utilizados nas sugestões automáticas de contabilização.

 

Os utilizadores podem, no entanto, definir novos tipos de documentos, complementares aos existentes, ou mesmo adaptar as descrições dos tipos de documentos já existentes. 


Na linha de cada tipo de documento apresentado na listagem, está disponível o menu de opções, que permite aceder à caixa de diálogo de edição do tipo de documento, através da opção Editar tipo de documento, ou eliminar o tipo de documento, através da opção Remover tipo de documento (opção apenas disponível para tipos de documentos criados pelo utilizador).


 

Para criar um novo tipo de documento, deverá clicar no botão Novo Tipo de Documento, que irá abrir a caixa de diálogo de criação de um Novo Tipo de Documento.


Na criação de um novo tipo de documento é apresentado o seguinte formulário: 


 

O campo Identificador permite a atribuição de um código alfanumérico, utilizado para individualizar o Tipo de Documento.


O campo Descrição, por sua vez, permite a atribuição de um nome ao tipo de documento, enquanto a Descrição da transação, permite introduzir a descrição da transação associada ao tipo de documento.


O campo  Diário por Omissão, servirá para definir o diário a considerar por omissão, no momento de geração de sugestão de lançamento para o tipo de documento em causa.


Na edição ou criação de novos tipos de documento pode, também, automatizar o registo contabilístico, inserindo as contas a débito e a crédito para o tipo de lançamento específico, nos campos respetivos.