Relativamente às declarações relacionadas com o imposto sobre o rendimento, estão disponíveis: Declaração Modelo 10, Declaração Modelo 22 do IRC e Declaração Modelo 3 de IRS. Poderá aceder a estas declarações no menu Contabilidade > Relatórios > Declarações.




Declaração Modelo 22 do IRC


A Declaração Modelo 22 do IRC, é pré-preenchida de forma automática pela aplicação e pode ser validada e submetida, sem necessidade de aceder a outros portais. 


Para proceder à criação da declaração, basta carregar em Criar Declaração no menu Contabilidade > Relatórios > Declarações > Modelo 22.


 

Pode, caso seja necessário, adicionar novos anexos, carregando em Novo Anexo



Todos os anexos são preenchidos de forma automática, com exceção do Anexo A, Anexo E e Anexo AIMI. 


O automatismo de preenchimento advém da configuração das contas aos respetivos campos da declaração. Existem algumas configurações já existentes, sendo que a declaração não se encontra totalmente automatizada, podendo existir contas com necessidade adicional de configuração. Assim, esta configuração deve ser realizada através do menu Contabilidade > Planos > Modelo 22


Uma vez criada a declaração, na página de rosto deve selecionar as opções que caracterizam a entidade, nomeadamente o Tipo de Sujeito Passivo, Qualificação da empresa, Regimes de Tributação dos Rendimentos. Apenas com esta seleção será possível proceder ao restante preenchimento.