O TOConline permite a geração e exportação do ficheiros SAF-T (PT) de Contabilidade na versão 1.04 do SAF-T(PT), de acordo com a Portaria n.º 302/2016, de 2 de Dezembro de 2016


A exportação do ficheiro poderá ser realizada no menu Empresa > Importação e Exportação > Exportar ficheiro SAF-T(PT).



Aqui, no campo Exercício fiscal deverá selecionar o exercício que pretende exportar.


Poderá descarregar o ficheiro SAF-T (PT) de contabilidade integrada com a faturação, selecionando, em simultâneo, as opções Exportar faturação e Exportar contabilidade.


Para exportar o ficheiro SAF-T (PT) de contabilidade, para efeitos de entrega e pré-preenchimento dos anexos à Declaração IES, deverá selecionar a opção SAF-T para preenchimento da Declaração IES no fecho do exercício para que o programa verifique se o Relatório de conformidade do exercício em questão apresenta erros.


Esta validação ocorre por exigência da Autoridade Tributária para atribuição do Selo
Validação da Autoridade Tributária (SVAT) ao programa TOConline. Para saber mais informações sobre o SVAT clique aqui.


Caso pretenda descarregar o ficheiro SAF-T (PT), no decorrer do exercício fiscal, poderá exportar o mesmo retirando o visto da opção SAF-T para preenchimento da Declaração IES no fecho do exercício.



A exportação do ficheiro SAF-T de contabilidade também é possível de ser efetuada a partir do menu Contabilidade > Exercícios > Exercícios, na seta da direita da linha do Exercício de referência. 




Aqui, o Exercício fiscal será automaticamente preenchido com o exercício a partir do qual se selecionou a opção de Exportar SAF-T (PT), podendo, no entanto, ser alterado.



Após clicar no botão Exportarserá gerado o ficheiro SAF-T (PT), devendo aceder ao Botão de Notificações, no canto superior direito, e clicar na notificação relacionada com a exportação para descarregar o ficheiro.



Para exportar o ficheiro SAF-T (PT) para o seu computador, deverá clicar em SAF-T(PT).