Reunião Livre TOConline - 12 novembro 2021
Temas abordados:
- Esclarecimento do Despacho 351/2021-XXII 11 de novembro de 2021 (calendário fiscal de 2021/2022 ajustado, determinando-se, sem quaisquer acréscimos ou penalidades que a aposição do ATCUD nas faturas e outros documentos fiscalmente relevantes é meramente facultativa, ficando também suspensa em 2022 a comunicação de séries. A comunicação dos inventários valorizados apenas será obrigatória em 2023, mantendo-se a comunicação dos inventários relativamente a 2021 nos mesmos termos dos inventários relativos a 2020);
- Certificados digitais para faturação eletrónica e assinatura de documentos e instalação de certificado qualificado no toconline através da chave móvel digital que pode ser consultado o manual através do link: https://manual.toconline.pt/support/solutions/articles/3000111187-certificados-digitais
- Ativação do QRCode nos documentos obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2021, seguindo as especificações definidas na Portaria 195/2020;
- Arquivo Digital digitalizando faturas e enviando por e-mail: [NIF da empresa]@my.toconline.pt (exemplo de faturas de via verde e EDP com mais de um QRCode e a criação automática uma fatura de despesa por cada QRCode). Solicitação dos documentos em falta pelo mapa de conferência e-fatura;
- Ingressar no TOConline no final do ano;
- Problema de envio de declaração de remunerações para a segurança social (DRI) em lote no Toconline: webservice e respetivo site da segurança social estiveram em baixo no mês de novembro;
- Arquivo digital de documentos em QRCode e registo manual de compras;
- Ingressar no TOConline no final do ano.
Questões respondidas:
- Lançamento na contabilidade através do extrato bancário, ex: pagamentos ao estado dos encargos com segurança social;
- Sugestão de implementação do mapa "posição por conta" avaliar a evolução da conta só sendo o mesmo possível
- Arquivo digital de pagamentos não registados no e-fatura, ex: pagamentos ao estado em que o lançamento contabilístico é realizado manualmente;
- Ativação de faturação eletrónica EDI ( faturação ao Estado) só é possível com licença GC+ e respetivo QRCode ativo, tendo posteriormente de definir as senhas da empresa para a entidade eSPap ou Saphety e criar respetiva série de documentos EDI;
- Ponto de venda POS para restaurantes e cafés e integração automática no Toconline;
- Contabilidade analítica numa atividade de compra e venda de imóveis criando o respetivo plano de contas e centro de custos, definição das respetivas rubricas e categorias de despesas por obras para preenchimento automático nos lançamentos que movimentem as contas da classe 6 e 7 e opcionalmente da classe 31;
- Movimento de apuramento de encerramento de conta , do CMVMC para inventário intermitente, estimativa de imposto e IES e criação da ficha de ativo e sua depreciação;
- Utilização de abono A049 no processamento de salários para pagamento de Prémio de seguro de saúde
- Passagem de contabilidade e salários de outro programa para o toconline;
- Passagem de stocks de outro programa para o toconline com a importação de SAF-T de vendas ou em Excel;
- Emissão de recibos de clientes no módulo de vendas só com a licença de gestão de comercial ativa;
- Duvida esclarecida pelo consultório técnico;
- Integração no final do ano da contabilidade e salários no toconline;
- Aquisição intracomunitária (Espanha) de bens e serviços e recuperação de IVA de despesas realizadas no mercado intracomunitário com o exemplo despesas de combustíveis;
- Subscrição da licença de Gestão comercial para Empresários em Nome Individual (ENI);
- Submissão de uma declaração periódica de IVA de substituição e seleção método de pagamento nas configurações globais de fornecedores;
- Registo de faturas de compras e despesas com retenção para correto preenchimento Modelo 10 utilizando a categoria despesa 6226 "Conservação e reparação" para mão-de-obra e 6236 "Materiais a designar" para materiais
- Consultar empresas anteriores com contabilidade;
- Sugestão de pagamento de salários a partir da conta da empresa evidenciando o banco no cadastro do pessoal e utilizar a conta 120001 em vez da 12999;
- Alienação de um ativo que origina uma menos-valia contabilística e sua contabilização vai sempre ser sugerida na conta 787 e não 687 devido aos saldos contranatura impostos pelo Relatório SVAT;
- Email de acesso ao toconline;
- Sugestão de implementação no relatório de vendas por cliente (detalhe) possuir além da pesquisa do número de série a pesquisa por produtos;
- Listagem dos documentos importados do Portal E-Fatura, com informação detalhada dos documentos pendentes e dos documentos de compras já registados e do número de anexos associados;
- Importação de ficheiro SAF-T(PT) de autofacturação de venda de tabaco;
- Guias de transporte a um prestador de serviços transformador;
- Importação de produtos e serviços do SAF-T (PT) de vendas e posterior conversão de produtos para serviços de forma aficar a correta contabilização na conta 71 e conta 72 e sugestão de implementação de importação de balancete em Excel e não finalização do lançamento contabilístico quando a emissão do recibos de pagamento a fornecedores são com data posterior a emissão de fatura;
- Sugestão de implementação no menu arquivar originais de faturas de vendas aviso caso seja o empresário a carregar o ficheiro e se o mesmo já encontra carregado com a opção de no respetivo menu bloquear acesso ao empresário;
- Pedido para o Orçamento de Estado 2022 estabelecer o prazo de envio do SAF-T(PT) de vendas mais cedo;
- Guias de transporte a um prestador de serviços transformador;
- Alteração da ficha de um ativo com o período de depreciação anual para mensal no ano seguinte;
- Registo de empresários em nome individual (ENI) sem contabilidade não organizada no toconline e integração de compras pelo e-fatura;
- Sugestão de implementação de alteração de cores para toconline.