A funcionalidade de Substituir conta em lançamentos permite ao utilizador substituir uma conta em vários lançamentos de uma só vez.

 

Ao aceder ao menu Contabilidade > Contabilização > Arquivo e outras operações, no botão circular, no canto superior esquerdo, na opção Substituir conta em lançamentos, é possível alterar a conta de todos em lançamentos em preparação ou sugestão, de uma só vez.


 

Ao Substituir conta em lançamentos será apresentado um formulário que permite definir a Conta original e a Conta pretendidaDesta forma, o programa irá alterar a conta em todos os lançamentos que incluam a conta original e que estejam no estado em preparação e em sugestão.


No campo Conta original apenas estarão listadas contas que estejam a ser usadas nos lançamentos, quer sejam contas razão ou contas de movimento.


No campo Conta pretendida apenas é possível escolher contas de movimento.


São permitidas trocas de contas dentro do seguinte grupo de contas:
- Trocas entre subcontas da classe 1 com subcontas da conta 25 e 278;
- Contas 21, 22, 23, 26, 27 e 28 entre si;
- Trocas entre subcontas da conta 24;
- Trocas entre subcontas da conta 25 e com contas da classe 1;
- Trocas entre subcontas da conta 29;
- Trocas entre subcontas da classe 3;
- Trocas entre subcontas da classe 4;
- Trocas entre subcontas da classe 5;
- Trocas entre subcontas da classe 6;
- Trocas entre subcontas da classe 7;
- Trocas entre subcontas da classe 8;
- Trocas entre subcontas da classe 9.


 

O formulário Substituir conta em lançamentos, no passo seguinte, apresenta a alteração que irá ser realizada nos lançamentos em preparação e sugestão que existem no Exercício.


É possível dar a indicação ao programa para que este finalize automaticamente os lançamentos alterados através da seleção da opção Finalizar os lançamentos na contabilidade após a alteração de conta.


Esta operação é irreversível e requer a introdução da senha do Contabilista responsável do Exercício.

 


No final, irá ser apresentado um quadro resumo com os Resultados, onde vai ser possível visualizar quantos lançamentos foram alterados e finalizados e em quais foi devolvido erro.

 

 

Para visualizar os Documentos com erros é necessário clicar em verSerá, assim, redirecionado para a página de erros.

 

 

Nas notificações é possível acompanhar o processo de Substituir conta em lançamentos.


 

Caso não pretenda efetuar a substituição das contas para todos os lançamentos, mas apenas para alguns, deverá selecionar os lançamentos pretendidos, na listagem de lançamentos presente no menu Contabilidade > Contabilização > Arquivo e outras operações, e escolher a opção Substituir conta em lançamentos. Poderá, inclusive, filtrar os lançamentos listados clicando em Ver todos os filtros, para mais facilmente poder selecionar os lançamentos pretendidos.



Funcionalidade apenas disponível para empresas com a licença GA+ ativa.