Para revalorizar um ativo, deverá aceder ao menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado.
Aqui, deverá selecionar o ativo pretendido, na listagem das fichas de ativos deste menu. Posto isto, terá de clicar na seta à direita do botão Depreciar, no canto superior direito da ficha do ativo, e selecionar a opção Revalorizar ou, então, abrir o menu de opções do ativo, na listagem de ativos e selecionar a opção Revalorizar.
De seguida, é necessário indicar o ano e o mês para os quais se pretende processar o abate, assim como o Valor revalorizado. Adicionalmente deverá escolher como pretende que as depreciações acumuladas sejam calculadas: Reexpressão das depreciações acumuladas ou Anulação das depreciações acumuladas. Se aplicável, deverá selecionar a opção Diploma legal e selecionar o Decreto-Lei ou Portaria aplicável, introduzir o Valor residual, o Valor não depreciável e a Extensão da vida útil (em anos). Por fim, bastará clicar em Executar.
A revalorização irá ficar no estado Em preparação, pelo que, antes de finalizar a operação, deverá confirmar se os valores do abate se encontram corretos nos separadores da Análise Contabilística e Análise Fiscal. Enquanto a operação se encontrar Em preparação, estes valores são apresentados a cinzento, como forma de indicar que ainda não são definitivos.
De acordo com o que foi preenchido, o programa define automaticamente se a operação se trata de uma revalorização ou de uma reversão da revalorização.
Pretendendo finalizar a revalorização, poderá fazê-lo no menu Ativos > Fichas e Processamento > Finalizado, clicando no identificador da operação, que se encontra por cima da ficha do ativo em causa e selecionando a opção Finalizar.
Alternativamente, é possível finalizar a revalorização no menu Ativos > Atividade > Histórico. Aqui, terá de abrir o menu de opções, na linha da operação pretendida, e clicar em Finalizar.
Após a finalização da revalorização, poderá gerar a sugestão de lançamento da operação. Saiba como, clicando aqui.