O documento Inventário Final deve ser utilizado para indicar as quantidades de stock existentes à data final do ano respetivo, por isso, só pode ser gerado uma vez. Neste documento, devem constar as quantidades finais de cada ano a enviar à Autoridade Tributária.
Caso o módulo de stocks seja ativado num ano posterior ao da criação da empresa, no TOConline, será gerada uma notificação de criação do Inventário Final referente ao ano da ativação do módulo. Caso a empresa ative e desative o módulo de stocks com muita frequência, apenas é considerada a data da última ativação para haver a notificação do IF.
Para proceder à emissão do Inventário Final, bastará clicar no botão + Inventário Final, sendo encaminhado para a caixa de seleção do ano a que o documento diz respeito. Selecionada a data de emissão pretendida, será encaminhado para a caixa de diálogo de emissão do documento.
Em alternativa, o Inventário Final poderá ser realizado a partir do carregamento de um ficheiro Excel. Para tal, primeiramente, deverá ser descarregado o Excel para contagem, no menu Compras > Stocks > Acertos de stock, à direita. Depois de preenchido, o ficheiro deverá ser carregado através da seleção da seta cinzenta que aparece à direita do botão + Inventário Final, clicando em Carregar inventário.
Deverá, assim, indicar o ano do inventário final e carregar o ficheiro Excel, clicando na área designada para o efeito, ou arrastando o ficheiro para a área.
Após finalização do Inventário Final, para descarregar o ficheiro de comunicação do Inventário à Autoridade Tributária, deverá abrir o menu de opções do Inventário Final e selecionar a opção Descarregar ficheiro de comunicação do inventário à AT.
Deverá Em seguida, poderá aceder diretamente ao portal do e-fatura, onde deverá submeter o ficheiro de comunicação de Inventário Final através do menu Empresa > Sumário > Acesso direto no campo Portal do e-fatura e clicando na opção Enviar inventário. Saiba mais sobre o Acesso Direto, aqui.