No menu Área de Contabilista > Tarefas > Execução multi empresa, no que toca às declarações DMR-AT e DMR-SS (DRI), é possível executar as seguintes tarefas para várias empresas em simultâneo:
- Submissão DMR-AT
- Envio de guia e pagamento DMR-AT
- Submissão DMR-SS
- Envio de guia e pagamento DMR-SS (DRI)
Submissão e envio de DMR-AT em 6 passos
- Na coluna “Sub. DRM-AT” seleccione as empresas sobre as quais pretende fazer a submissão da declaração.
- Clicar no botão “Submeter DMR-AT em lote”.
- Após sucesso, fechar janela de submissão.
- Nesta fase já poderá fazer o envio da DMR-AT para os endereços de email definidos.
- Na coluna “Env/Pag. DRM-AT” seleccione as empresas sobre as quais pretende fazer o envio da declaração de pagamento.
- Clicar no botão “Envio guia e pag. DMR-AT em lote”.
Submissão e envio de DMR-SS (DRI) em 6 passos
O processo para a DMR-SS (DRI) é semelhante:
- Na coluna “Sub. DMR-SS (DRI)” seleccione as empresas sobre as quais pretende fazer a submissão da declaração.
- Clicar no botão “Submeter DMR-SS (DRI) em lote”.
- Após sucesso, fechar janela de submissão.
- Nesta fase já poderá fazer o envio da DMR-SS (DRI) para os endereços de email definidos.
- Na coluna “Env/Pag. DMR-SS (DRI)” seleccione as empresas sobre as quais pretende fazer o envio da declaração de pagamento.
- Clicar no botão “Envio guia e pag. DMR-SS (DRI) em lote”
ℹ️ As guias de pagamento são enviadas para todos os utilizadores com perfil de Empresário e com conhecimento do contabilista responsável. Caso pretenda que as guias sejam enviadas para mais do que um endereço de email, pode criar um novo utilizador com perfil de Empresário. Caso a empresa não tenha um utilizador Empresário, os emails serão enviados para o endereço do contabilista responsável.
Confirmação do envio das declarações
Pode confirmar de 2 formas que o envio das DMR-AT e DMR-SS (DRI) froam realizados com sucesso:
1. No final do processo de envio obterá a informação de quais os endereços de email para onde foram enviadas as declarações.
⚠️ Caso o email de envio não contenha o documento deverá aceder ao site da Segurança Social e verificar se a senha se encontra expirada ou com aviso de expiração, ou se o ficheiro enviado não se encontra rejeitado.
2. Verificar individualmente em cada empresa através do menu “Salários > Processamento > Declarações - DMR/DRI”. Nesta área poderá verificar os detalhes da execução da tarefa e a informação de leitura do email por parte do seu cliente.