O que é a nova funcionalidade de integração bancária com Open Banking?
A nova funcionalidade permite aos utilizadores do TOConline criarem ligações aos principais bancos a atuar em Portugal para poderem conectar as suas contas e cartões bancários através do Open Banking. Além disso, os utilizadores podem criar contas bancárias não ligadas aos seus bancos, facilitando o trabalho contabilístico da reconciliação bancária.
Estando as contas conectadas, poderá também obter automaticamente os movimentos bancários das respectivas contas através do menu "Bancos > Consultas > Extratos".
O que é o Open Banking?
O Open Banking é uma iniciativa que permite que bancos compartilhem dados financeiros de forma segura com outras empresas, mediante a autorização do utilizador. Isso facilita a integração entre diferentes serviços financeiros e melhora a experiência do utilizador.
É seguro criar ligação aos bancos?
Sim, a segurança dos dados dos nossos utilizadores é a nossa prioridade. A integração com os bancos é realizada através de protocolos seguros e conformes com as regulamentações do Open Banking, garantindo que os seus dados financeiros estão protegidos. O TOConline nunca acede às suas credenciais de acesso ao banco.
Como funciona a ligação direta aos bancos?
Através do Open Banking, os utilizadores podem ligar as suas contas bancárias no TOConline diretamente aos seus bancos. Isso permite sincronizar automaticamente transações bancárias, saldos e outros dados financeiros, proporcionando uma visão consolidada e atualizada das suas finanças.
Que bancos são suportados?
Os bancos aos que o TOConline atualmente permite estabelecer uma liagação são:
- ActivoBank
- Banco Atlântico Europa
- Banco Português de Gestão
- Bankinter
- BBVA
- BIG
- BPI
- Caixa Economica da Misericordia de Anara do Heroísmo
- Caixa Geral de Depósitos
- Crédito Agrícola
- Crédito Agrícola - Leiria
- EuroBic
- Millennium BCP
- Montepio
- N26
- Novo Banco
- Novo Banco - Açores
- Revolut
- Santander
Posso desvincular a minha conta bancária de um banco?
Sim, pode desvincular a sua conta bancária a qualquer momento. Para isso, aceda ao menu de “Revogar Acesso” nas opções da área do banco.
Durante quanto tempo fica a minha ligação ao banco ativa?
Depende de cada banco, sendo que normalmente os bancos permitem uma ligação ativa durante 180 dias (6 meses). A informação do período de tempo que a sua ligação fica ativa pode ser visto na janela de informação que aparece antes de ser efetuada a ligação ao banco.
Como é feita a ligação entre o TOConline e os meus bancos?
O TOConline usa a Tink para fazer as ligações aos bancos e a postreior recolha de informação. A Tink é uma entidade certificada pelo Banco de Portugal e cumpre todas as regras de segurança e privacidade requeridas pela União Europeia para integrar uma solução de Open Banking.
Tenho a minha ligação ao banco feita com a funcionalidade do M-Contabilidade. Preciso de mudar?
Pode manter a sua ligação através do M-Contabilidade, no entanto não pode ter as duas ligações em simultâneo. Quando estabelecer uma ligação ao banco através da nova funcionalidade do Open Banking, essa passará a ser a forma como obteremos os dados da sua conta. É importante notar que se deixará de ter acesso aos serviços de lançamento de pagamentos caso opte por transitar a ligação para o Open Banking, dado que ainda não fornecemos essa funcionalidade.
Sou Contabilista Certificado e não tenho acesso às credencias do banco do meu cliente. O que posso fazer?
Pode realizar este processo em 2 passos:
- Criar uma conta não ligada: No menu Bancos > Contas > Contas Bancárias, clique no botão “Nova conta bancária” e adicione a conta.
- Solicitar ao cliente que faça a ligação ao banco: Utilize a funcionalidade "Enviar email ao Empresário" disponível no menu Mais Opções ao lado da conta. O TOConline enviará um email ao empresário solicitando a ligação da conta ao banco.
Assim que a ligação ao banco for estabelecida estabelecida, essas contas criadas passam a estar ligadas ao banco.
Sou Contabilista Certificado com acesso às credencias do banco do meu cliente, mas não consigo ligar as contas. Porquê?
Dependendo da instituição bancária, as credências de leitura que o seu cliente lhe atribuiu poderão não ser suficientes para permitir que estabeleça a ligação através do protocolo de segurança do Open Banking. Neste caso deve informar-se junto do banco para que possa ter o tipo de utilizador necessário para autorizar ligações bancárias.
Quantas vezes posso sincronizar a informação da minha conta?
Não há um limite de ligações à informação do seu banco. É no entanto importante saber que o mecanismo de acesso aos dados bancário recolhe a informação automaticamente 4 vezes por dia, pelo que poderá ver durante um curto período de tempo uma informação de saldo diferente da informação em tempo real que está na sua conta.
Há custos associados ao uso desta funcionalidade?
As ligações aos bancos através do Open Banking no TOConline são disponibilizada sem custos adicionais.
Quais as vantagens de ter o TOConline ligado ao meu banco?
Ter o TOConline ligado ao seu banco oferece várias vantagens:
- Atualização automática de movimentos bancários: Os movimentos bancários são obtidos automaticamente na área de Extratos, deixando de haver necessidade de carregar manualmente o PDF do extrato bancário.
- Atualização automática de dados: Os saldos são sincronizados automaticamente, garantindo que os seus dados financeiros estão sempre atualizados.
- Visão consolidada: Permite ter uma visão consolidada das suas finanças num único local, facilitando a gestão e análise financeira.
- Eficiência: Reduz a necessidade de introdução manual de dados, poupando tempo e minimizando erros.
- Monitorização em tempo real: Possibilita a monitorização das suas contas bancárias em tempo real, ajudando a tomar decisões financeiras informadas rapidamente.
Como posso obter automaticamente os movimentos bancários?
O processo de obtenção de movimentos é bastante simples:
- No menu "Banco > Consulta > Extrato" selecione a conta ou cartão ligados ao banco através do Open Banking.
- Carregue no botão "Atualizar Movimentos".
Ao realizar esta ação, conseguirá gerar automaticamente os extratos bancários dos últimos 6 meses.
Por que é que quando revogo o consentimento no lado do banco, a ligação ainda aparece “Ligada” no TOConline?
Quando revoga o consentimento de ligação à sua conta diretamente no banco, a ligação pode continuar a aparecer como ”ligada” no TOConline até um período de 6 horas. Durante esse período, os dados que vê no TOConline serão apenas históricos e não serão atualizados.
Se desejar, também pode revogar o acesso diretamente no TOConline, através do menu Bancos > Contas > Contas Bancárias no botão Mais opções > Revogar acesso.