Este manual tem como objetivo guiá-lo no processo de criação e edição da Informação Complementar - também conhecido por Anexo - de Demonstrações Financeiras para Microempresas.
Esta automação foi desenvolvida para facilitar o preenchimento das Informações Complementares exigidas pela Portaria nº 220/2015, garantindo mais agilidade e precisão no processo.
Aceder à área dos Modelos de Demonstrações Financeiras
- Aceda ao menu "Contabilidade » Relatórios » Demonstrações Financeiras » Modelos de Demonstrações Financeiras".
- Certifique-se de que tem um exercício selecionado.
- Selecione a opção “Aceder Área” na secção das Microempresas.
- Na área de anexos para microempresas, é possível encontrar duas opções:
- Continuar para edição de novo documento: Iniciar a criação de um novo anexo.
- Histórico: Visualizar os anexos de anos anteriores e executar ações como descarregar ou consultar.
Criar Novo Documento
- Estão listados 9 tópicos que podem ser incluídos no anexo, consoante a necessidade e contexto da empresa.
- Se desejar selecionar todos os tópicos de uma vez, marque a checkbox na parte superior da lista.
- Para selecionar tópicos individualmente, marque as checkboxes correspondentes a cada item.
- Após selecionar os itens desejados, clique em “Continuar para edição de novo documento”.
- Será redirecionado para a tela de Edição de Documento, onde será possível visualizar e editar os dados automaticamente gerados TOConline, através da IES e dos dados configurados.
Modo de Edição do Documento
O ecrã de Criar novo documento inclui uma ferramenta de edição de texto que permite:
- Personalizar as informações pré-preenchidas pelo TOConline.
- Ajustar qualquer dado, adicionar ou remover texto conforme necessário.
Quando a edição estiver concluída, é possível:
- Descarregar o PDF do anexo finalizado.
- Guardar, o que o regista na área de Histórico de Anexos para futura consulta.
Reutilizar dados do ano anterior
Durante a criação do anexo, será apresentada a seguinte questão: “Pretende utilizar a nota referente ao ano contabilístico anterior?”
- Se selecionar Sim, os dados do ano anterior serão copiados para o novo relatório.
- Se selecionar Não, será necessário preencher manualmente as informações correspondentes.
Alterar ou consultar um documento existente
Na área de Histórico, será possível localizar o anexo desejado e clicar na opção:
- Alterar: Para editar um anexo de um exercício que ainda não tenha sido entregue.
- Consultar: Para visualizar um anexo sem a opção de edição.
Ao optar por alterar o anexo, será redirecionado para o ecrã de Alteração de documento, onde poderá editar as informações conforme necessário.