Veja o artigo "Passo 1: ligar a sua conta TOConline à sua loja Shopify" »

Para o correto funcionamento da aplicação, são necessárias configurações de algumas das definições do Shopify. Todas as configurações são baseadas no serviço Shopify Tax.


1 - Localização da loja para efeitos fiscais

Deve configurar o local de loja padrão para definir as configurações de tributo base para o Shopify e a App:

  • Navegue até Shopify Store Admin > Settings > Locations.
  • Adicione o local da sua loja.
  • Se uma loja tiver muitos locais, escolha como Local padrão aquele que deseja que o Shopify e o TOConline usem para fins fiscais.

Nota: Se tiver encomendas pendentes que não tenham gerado faturas/reembolsos no TOConline gere-os antes de modificar o local.


2 - Taxas de imposto da Shopify

Por omissão, o Shopify ajusta as taxas conforme a categoria do produto e o mercado de destino, mas isso pode causar erros.

A melhor solução é criar coleções e definir manualmente as taxas. Recomendamos criar três coleções:

  • Imposto Normal
  • Imposto Reduzido
  • Isenção de imposto

Para cada um dos impostos, crie uma coleção:

  1. Navegue até Shopify Store Admin > Products > Collections.
  2. Crie uma nova coleção.
  3. Crie uma condição inteligente com base na marcação/categorização do produto ou
  4. Criar uma coleção manual.
  5. A coleção não tem de ser publicada em nenhum dos canais de venda; é apenas para uso interno da plataforma.


Nota: Aconselhamos a utilização de condições inteligentes, uma vez que o tipo de recolha manual necessita de ser atualizado sempre que é criado um novo produto com uma taxa de imposto reduzida.


3 - Definições regionais

Na etapa seguinte, é necessário substituir o imposto para recolha. Para isso:

  • Navegue até Shopify Store Admin > Settings > Tax and duties.
  • No bloco de of Regional Settings, selecione European Union.
  • No bloco de Product Override, adicione uma nova entrada fornecendo uma taxa de imposto adequada, de acordo com a localização da loja.


4 - Campo de IVA do Shopify

Deve utilizar-se o campo de faturação Address2 como campo de IVA. Deve seguir a seguinte configuração:

  • Navegue até Shopify Store Admin > Settings > Checkout.
  • No painel Checkout language, clique em Edit Checkout content.
  • Na caixa de pesquisa, procure por “address2”.
  • Modifique as etiquetas incluídas nos resultados da pesquisa, alterando o texto "address2" para "NIF", seguindo a lógica de etiquetas.
  • Para ver os resultados, navegue até Shopify Store Admin > Settings > Checkout e clique em Customize no painel Configuration.


5 - Fatura de cliente do Shopify

A aplicação tem uma extensão que permite colocar o bloco de documentos TOConline dentro da página do estado da encomenda do cliente. Isto permitirá aos clientes com sessão iniciada descarregar a fatura/notas de crédito. Esta funcionalidade só está disponível na versão mais recente das contas de cliente da Shopify. Para habilitar este recurso, deve seguir os seguintes passos:

  • Navegue até Shopify Store Admin > Settings > Customer accounts.
  • No painel Login link, ative Show login links.
  • Após essa ação, estarão disponíveis duas opções de conta de cliente. Escolha a opção Customer accounts.

Siga para o "Passo 3: configuração de emails" »