A declaração de Informação Anual Simplificada, tal como a declaração Modelo 3, não permite a edição direta na aplicação.
Desta forma, os passos para a geração da declaração passam, em primeiro lugar, pela validação e parametrização das configurações, através do menu Contabilidade > Planos > IES.
De seguida, o utilizador pode fazer uso dos mapas de conferência e recapitulativos disponíveis, de forma a verificar os valores que serão incluídos na declaração, acedendo ao menu Contabilidade > Relatórios > Declarações > IES.
Por fim, é necessário gerar o ficheiro .xml e submeter o ficheiro criado pelo TOConline na aplicação local IES-DA, da Autoridade Tributária
Configuração
Conforme exposto anteriormente, a configuração da IES deve ser realizada / validada em:
- Menu Contabilidade > Planos > IES, para realizar a configuração às contas;
- Menu Contabilidade > Configuração > Fluxos de caixa, para configurar os campos do anexo A: Quadro 04-C;
- Menu Contabilidade > Configuração > Demonstração de resultados, para configurar os campos do Quadro 03-A;
- Menu Contabilidade > Configuração > Balanço, para configurar os campos do Quadro 04-A;
- Menu Contabilidade > Planos > Códigos de IVA, para realizar configurações adicionais aos anexos dos quadros L, M, O e P.
O preenchimento do Anexo A: Quadro 12 - Programas de faturação certificado é de preenchimento manual. Desta forma, se utilizar o TOConline para faturar, deve inserir o número de certificado 1662/AT.
Redefinir Configuração do Exercício
Relativamente ao anexo I - Sujeitos passivos de IRS com contabilidade organizada, nos cenários em que o exercício fiscal tenha sido criado como microentidade, pode realizar uma redefinição da configuração do exercício fiscal, a fim de possibilitar o preenchimento automático deste anexo.
Esta redefinição é possível devido ao facto de as microentidades e os trabalhadores independentes partilharem a mesma codificação de taxonomias.
Assim, para redefinir a configuração, deve aceder ao menu Contabilidade > Configuração > Redefinir configuração.
De seguida, poderá utilizar a opção Plano SNC sugerido pelo TOConline.
No passo seguinte, deverá selecionar a opção TI - NC-ME – Plano Microentidades – Taxonomia M.
Por fim, na coluna Configurações IES terá de selecionar as opções Plano de contas, Balanço e Demonstração de resultados.
Mapas de Conferência
Os mapas de conferência IES constituem-se como importantes ferramentas, permitindo pesquisas e análises por Anexo, Quadro, Campo e Conta . Poderá exportar os mapas para os formatos PDF ou Excel.
O mapa de conferência da IES – Anexos L, M e N elenca todas as operações por código de IVA e pelos respetivos quadros da declaração.
O mapa recapitulativo permite filtrar, por cliente ou fornecedor, as operações incluídas na declaração.
De alertar para a importância do relatório de conformidade, que auxiliará a confirmação dos testes realizados às contas, para posterior submissão do SAF-T(PT) da contabilidade. Saiba mais acerca do relatório de conformidade e como consultar o mesmo, clicando aqui.
Criação da declaração
Para gerar a declaração IES, para posterior submissão através da aplicação IES-DA, deverá seguir a opção de menu Contabilidade > Relatórios > Declarações > IES > Declaração Anual.
Aqui, terá de clicar no botão Nova Declaração IES e preencher o formulário apresentado, identificando os anexos desejados.
Por fim, descarregue a declaração, no botão Descarregar IES, disponível à esquerda da linha da declaração gerada ou no menu de opções da mesma, e abra o ficheiro em formato .xml na aplicação local.
Caso pretenda eliminar a declaração IES gerada, deverá abrir o menu de opções e selecionar a opção Eliminar IES.