A emissão de recibos, no TOConline, deverá ser efetuada no menu Vendas > Documentos de Venda, selecionando o submenu onde se encontra a fatura que pretende liquidar. Aqui, a emissão do recibo poderá ser efetuada de duas formas: selecionando a opção Emitir recibo no menu de opções da fatura pretendida, ou através da seleção múltipla de documentos, seguida da opção de Emitir recibo. Detalhamos, de seguida, ambos os métodos.
Emissão de um recibo no menu de opções do documento
Na linha do documento, no menu de opções, é possível emitir recibo, na opção Emitir recibo.
No formulário do Recibo serão apresentados todos ao documentos que se encontram por liquidar para o cliente em causa, do mais antigo para o mais recente. O documento para o qual se está a emitir o recibo será automaticamente selecionado.
Na primeira página do formulário do Recibo é possível selecionar outros documentos a liquidar no mesmo recibo, editar a data do recebimento, a série do recibo, o valor recebido, aplicar descontos em percentagem e/ou em valor.
No formulário dos Recibos há uma funcionalidade onde é possível definir o valor Total recebido. O campo Total recebido tem como funcionalidade distribuir o valor definido pelos documentos listados dos mais antigos para os mais recentes.
Independente da data do documento, o documento para o qual se selecionou a opção de Emitir recibo ficará automaticamente selecionado.
Avançando para as Opções de pagamento, para além de continuar a ser possível editar a data e a série do Recibo, é aqui que deverá definir o Método de pagamento do recibo e, se aplicável, incluir Observações ao Recibo (Observações internas e Observações no recibo).
Caso o Método de pagamento se encontre definido na ficha do cliente, este será automaticamente assumido na emissão do Recibo. Saiba como configurar a ficha do cliente, clicando aqui.
Para concluir, bastará clicar em Emitir recibo.
Após a emissão do recibo é apenas possível editar o Método de pagamento, a Data de recebimento e as observações.
Emissão de um recibo através da seleção múltipla
Na listagem de documentos é possível selecionar os documentos que se pretende liquidar, quer sejam no mesmo cliente ou de clientes diferentes. Após a seleção, deverá clicar na opção Emitir recibo.
Ao selecionar documentos de clientes diferentes será emitido um Recibo por cada cliente.
Nos documentos em preparação é, também, possível Finalizar e pagar, no menu de opções de cada fatura, ou selecionar um ou vários documentos em preparação e Finalizar e pagar em lote.