Para uma correta execução dos lançamentos de encerramento do exercício fiscal no TOConline é pertinente começar por compreender que estes deverão ser efetuados num diário específico, para a correta emissão de balancetes com inclusão dos movimentos de fecho e apuramento e para uma correta geração do ficheiro SAF-T (PT) de contabilidade.  


Tipologia dos diários


A tabela de Diários, disponível no menu Contabilidade > Configuração > Diários, está pré-configurada, apresentando os tipos de diários mais comuns e configurados de acordo com o disposto na Portaria nº 302/2016, de 2 de dezembro. 


Os lançamentos relativos ao Apuramento do CMVMC e à Estimativa de imposto deverão ser realizados no diário APF - Apuramento de fecho com a tipologia Fecho


Os lançamentos de apuramento de resultados, nomeadamente, o Apuramento resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos, o Apuramento resultado operacional, o Apuramento resultado antes de impostos e o Apuramento resultado líquido deverão ser realizados no diário FCH - Fecho com a tipologia Apuramento de resultados.   



Apuramento do CMVMC e Estimativa de imposto


A geração do movimento automático do Apuramento do CMVMC é efetuada no menu Contabilidade > Contabilização > Apuramento e Fecho, clicando no botão Outros apuramentos


Aqui, deverá começar por selecionar a opção Apuramento CMVMC indicando o Mês de início e Mês de fim correspondente. Depois de gravar essa ação, o lançamento será gerado como Sugestão, necessitando apenas do preenchimento manual das existências finais, validação dos saldos sugeridos e respetiva finalização. 



Neste menu e através do mesmo botão Outros apuramentos, é possível gerar o lançamento da Estimativa de imposto, selecionando a opção Estimativa de imposto e indicando o Mês de início e Mês de fim correspondente.




Este movimento é gerado a zeros sendo necessário a introdução manual do valor do imposto estimado.


Para obter o valor da Estimativa de imposto, poderá recorrer à geração da declaração Modelo 22 no TOConline. Para saber mais informações sobre esta funcionalidade clique aqui


Apuramento de resultados


O encerramento automático do exercício é realizado no menu Contabilidade > Contabilização > Apuramento e Fecho a partir do botão Ap. Resultados.


Aqui, deverá começar por selecionar as três primeiras opções (Apuramento resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos; Apuramento resultado operacional (antes de gastos de financiamento e impostos) e Apuramento resultado antes de impostos), indicando o o Mês de início e Mês de fim correspondente.


Estes movimentos aparecerão no estado de sugestão, devendo ser finalizados antes da geração do lançamento do Apuramento resultado líquido. 


De seguida, deverá aceder novamente ao botão Ap. Resultados para selecionar a opção Apuramento resultado líquido preenchendo o Mês de início e Mês de fim correspondente. 



Configuração de apuramento e fecho


No menu Contabilidade > Configurações > Configuração de Apuramento e Fecho, poderá consultar as contas a serem movimentadas nos lançamentos automáticos de encerramento referidos anteriormente clicando na seta de expansão situada à esquerda de cada descrição. 



Exemplo: Consulta do movimento de Apuramento resultado antes de impostos


Balancete de encerramento


Depois de finalizar os lançamentos de encerramento, é possível obter balancetes com ou sem inclusão dos movimentos de fecho e apuramento de resultados. 


A geração destes balancetes ocorre no menu Contabilidade > Relatórios > Balancetes. De forma a visualizar o balancete com a inclusão dos movimentos de encerramento realizados anteriormente, deverá selecionar a opção Incluir apuramentos de fecho e Incluir apuramentos de resultados


Estas opções estão relacionadas com a tipologia dos diários mencionada no início do artigo.



Exercício encerrado 


Após a finalização dos lançamentos do tipo Apuramento de resultados realizados no diário FCH - Fecho, o exercício encontra-se encerrado, surgindo essa indicação na listagem de exercícios, no menu Contabilidade > Exercícios > Exercícios.



Se for necessário efetuar alguma alteração, após o encerramento, deverá começar por reabrir os lançamentos que se encontram finalizados no diário FCH - Fecho.


Estando o exercício encerrado, clique aqui para saber como gerar o movimento de abertura automático no exercício fiscal do ano seguinte.