O TOConline permite a cópia de configurações entre exercícios fiscais do contabilista, ou seja, é permitido copiar as configurações da Declaração IES e Demonstrações Financeiras, e ainda, realizar a cópia de Categorias de despesa e Variáveis, entre exercícios da mesma empresa ou de entidades diferentes.


Esta funcionalidade está disponível no menu Contabilidade > Configuração > Redefinir configuração.  




Esta funcionalidade é especialmente útil, relativamente à IES: anexo I - Sujeitos passivos de IRS com contabilidade organizada, nos cenários em que o exercício fiscal tenha sido criado como microentidade. Aqui, pode realizar uma redefinição da configuração do exercício fiscal, a fim de possibilitar o preenchimento automático deste anexo. Saiba mais acerca da criação e configuração da IES, clicando aqui.


Redefinir categorias de despesa 

Além disso, esta funcionalidade permite a redefinição de categorias de despesa e a cópia de variáveis entre empresas ou exercícios da mesma entidade.


Também está disponível a possibilidade de Redefinir configurações com base no Plano SNC sugerido pelo TOConline e Plano SNC modelo do contabilista.


Ao selecionar Plano SNC de uma empresa do contabilista no passo seguinte deverá escolher a Empresa de origem e o Exercício correspondente. 



No passo 4 existe a possibilidade de redefinir Outras configurações (Diários, Tipos de documentos e o Apuramento e fecho), com base na Empresa de origem.


Além disso, é possível redefinir as Categorias de despesa. 


Ao selecionar a opção Redefinir categorias serão copiadas as categorias de despesa da empresa de origem para a empresa de destino e é também possível Eliminar categorias que não existem na empresa de origem na empresa de destino e ainda, redefinir as definições do plano SNC, aquando o processo da cópia. 



Cópia de Variáveis 


No último passo poderá proceder à cópia das Variáveis (exceto entidades), com a seleção das variáveis a copiar. No caso em que existam variáveis com o mesmo nome apenas os valores serão redefinidos.



Nota: Se proceder à Redefinição de configuração na própria empresa (através da opção Plano SNC de uma empresa do contabilista e opta pela própria empresa), sendo o Exercício de 2021 o Exercício de origem e o Exercício de 2022 o Exercício de destino, por exemplo, é possível copiar as Variáveis Entidades, ocorrendo a cópia dos dígitos das Entidades e das subcontas.



Apenas é possível copiar Categorias de despesa e Variáveis se o tipo de plano SNC do Exercício é igual na empresa de origem e destino.