Os descritores são linhas de faturação recorrentes que não se classificam como produtos ou serviços. Ou seja, os descritores permite a introdução de valores, nos documentos de venda, que não estão diretamente relacionados com a atividade, mas que necessitam de ser faturados, e que, portanto, devem estar devidamente identificados, como, por exemplo, juros, franquias, imposto de selo, entre outros.


Os Descritores são criados acedendo ao menu Empresa > Itens > Descritores. 



Após aceder ao menu deverá clicar no botão Novo Descritor da Empresa, no canto superior esquerdo 



Aberta a janela de criação de um novo descritor, deverá preencher os campos da Descrição, Código e taxa de IVA. Caso o descritor seja isento de IVA, terá de indicar o motivo da isenção, obrigatoriamente. 


Tratando-se de um descritor referente a uma retenção na fatura, a respetiva opção deverá ser assinalada.



Neste menu, poderá consultar os descritores existentes, assim como editar, remover ou configurar a analítica de um descritor criado pelo utilizador, no menu de opções, na linha do descritor pretendido.


Sendo que os descritores ImobilizadoImposto de selo e Juros são criados previamente pelo programa, estes não são passíveis de edição ou remoção. No entanto, poderá, igualmente, configurar a analítica nestes descritores, clicando em Configurar, na linha do descritor pretendido. Saiba mais acerca da contabilidade analítica, clicando aqui.