O TOConline apresenta um assistente de configuração que pretende ajudar o utilizador a realizar as configurações iniciais e assegurar que os dados obrigatórios são preenchidos.



No primeiro acesso a uma nova empresa será apresentado o Assistente de configuração onde é obrigatório preencher os Dados da empresa para ter uma correta utilização do programa e ter acesso ao menu das Vendas e das Compras. 

 

O Assistente de configuração é composto por 3 passos:



1. Preencher os dados da empresa



No formulário Preencher dados da empresa devem ser preenchidos os dados obrigatórios, como a Morada da Sede e o Email da empresa. Pode ainda, na primeira página do formulário, carregar ou remover o logótipo da empresa.



Na segunda página do formulário é obrigatório preencher a Conservatória de registo comercial e o Número de registo comercial.


 

Após o preenchimento dos Dados da empresa o Passo 1 fica concluído e assume a cor verde.

 



2. Comunicação das séries de faturação


 

Este passo não é, neste momento, obrigatório dado que a obrigatoriedade da comunicação das série à Autoridade tributária foi adiada para 1 de janeiro de 2023. No entanto pode já realizar a comunicação das séries para os tipos de documentos utilizados ao prosseguir no formulário. Deverá selecionar as séries que pretende comunicar e, seguidamente, preencher as credenciais de acesso ao portal da AT para concluir a comunicação.

 



3. Emitir a primeira fatura

 

Neste passo é possível emitir a primeira fatura. Após a emissão da fatura, o passo fica concluído. Saiba como preencher os dados da fatura, clicando aqui.

 


Após a conclusão dos 3 passos de configuração, a gestão comercial poderá ser utilizada na íntegra. É de notar que empresas que apenas utilizam apenas a gestão administrativa estão dispensadas dos passos 2 e 3.




O assistente comtempla ainda a criação e importação de vários dados para utilização em diferentes módulos do programa. Aqui é possível Escolher o modelo de impressão, Adicionar clientes e fornecedores através de ficheiro excel ou manualmente, Adicionar produtos ou serviços através de ficheiro excel ou manualmente, Adicionar utilizadores e Criar contas bancárias


 

O Assistente de configuração apenas está disponível ao Contabilista, ao Empresário e ao utilizador Contabilista plenos poderes. Este assistente, após o preenchimento dos dados obrigatórios, ficará sempre disponível no menu Empresa > Configurações.