Acertos de stock


O menu Compras > Stocks > Acertos de stock permite o acesso à criação dos documentos de regularização de stock Acerto de quantidade e Definição de stock, apresentando, em linha, os documentos de regularização criados.

1. Acerto de quantidade


O documento Acerto de Quantidade permite a regularização / retificação da quantidade de stock das existências, sem promover qualquer alteração no PCM (Preço de Custo Médio). Caso pretenda efetuar alterações no PCM deverá efetuar uma definição de stock, saiba mais aqui.


Para proceder à emissão de um Acerto de Quantidade, bastará clicar no botão + Acerto de quantidade, sendo encaminhado para a caixa de seleção da data de emissão do documento. Selecionada a data de emissão pretendida, será encaminhado para a caixa de diálogo de emissão do documento de regularização.



Em alternativa, o Acerto de quantidade poderá ser realizado a partir do carregamento de um ficheiro Excel. Para tal, primeiramente, deverá ser descarregado o Excel para contagem, no menu  Compras > Stocks > Acertos de stock, à direita. Depois de preenchido, o ficheiro deverá ser carregado através da seleção da seta cinzenta que aparece à direita do botão + Acerto de quantidadeclicando em Carregar inventário. 




Deverá, assim, indicar a data do acerto de quantidade e carregar o ficheiro Excel, clicando na área designada para o efeito, ou arrastando o ficheiro para a área. 



Note-se que, quando é criado um documento de Definição de stock ou Acerto de quantidade numa determinada data, se já existirem documentos deste tipo (definições e/ou acertos) criados anteriormente, não será possível editar os documentos primeiramente gerados.